O Palácio do Planalto teria recebido do Ministério da Defesa um estudo feito pela Força Aérea Brasileira (FAB) para atender ao pedido do presidente Lula (PT) de substituição do Airbus A319-ACJ, mais conhecido como “Aerolula”. O petista reivindica outra aeronave mais confortável. De acordo com as estimativas da FAB a que o jornal O Estado de São Paulo (Estadão) teve acesso, a opção mais barata para atender o desejo de Lula poderá custar de US$ 70 milhões a US$ 80 milhões, o que equivale a quase R$ 400 milhões.
Comprado no primeiro governo do petista, o atual “Aerolula” é dividido em três sessões e tem uma configuração comercial com 12 assentos semi-leitos e 114 da classe econômica.
Na parte frontal, onde vão as principais autoridades, o avião tem dez poltronas. Há também uma área reservada ao presidente, com suíte privativa.
Na segunda sessão, no meio da aeronave, fica localizada uma sala de reuniões com uma mesa e poltronas mais largas revestidas em couro. A parte de trás tem 40 assentos onde viajam assessores e convidados. Em 2004, quando foi comprado, o Aerolula custou quase US$ 92 milhões.
Na nova configuração desejada por Lula, o avião deverá ter 100 assentos semi-leitos, um escritório privativo e uma suíte com cama de casal e banheiro com chuveiro.
Segundo a reportagem do Estadão, para atender as exigências do petista, a FAB teria encontrado um Airbus A330-200 usado. A aeronave estaria registrada em nome de uma empresa de leasing que tem sede na Suíça. Fontes consultadas pelo jornal afirmaram que esse tipo de aeronave costuma ser usada por príncipes e sheiks árabes.
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