A rede social X afirmou nesta terça-feira (8) que continuará a defender a liberdade de expressão, “dentro dos limites da lei”. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou o desbloqueio da plataforma nesta tarde.
O perfil Global Government Affairs comemorou o fim da suspensão em uma postagem na rede social. “O X tem orgulho de estar de volta ao Brasil. proporcionar a dezenas de milhões de brasileiros acesso a nossa plataforma indispensável foi prioridade durante todo esse processo”, afirmou a equipe da rede social.
“Continuaremos a defender a liberdade de expressão, dentro dos limites da lei, em todos os lugares onde operamos”, diz o comunicado. A expectativa é que a rede social volte a funcionar no Brasil até quarta-feira (9), após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) notificar todas as operadoras de internet.
Mais cedo, a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) informou que, até o momento, os provedores “não foram oficialmente notificados pela Anatel sobre o retorno do serviço” do X.
Fim do bloqueio ao X
Após uma série de impasses, a empresa do bilionário Elon Musk cumpriu as exigências de Moraes. A plataforma bloqueou perfis de investigados pelo STF, pagou R$ 28,6 milhões em multas e indicou a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova como representante legal.
A multa tinha sido depositada na semana passada, mas o ministro apontou que a operação ocorreu em uma conta errada e se recusou a decidir sobre o fim da suspensão. O dinheiro foi transferido para a conta vinculada ao processo nesta segunda (7).
Além disso, a Procuradoria-Geral da República (PGR) reforçou que o X cumpriu todas as exigências da Corte. “Os motivos que justificaram a decisão de 30.8.2024 não mais perduram. As insubmissões anteriormente verificadas foram cessadas”, afirmou a PGR.
Com a comprovação do cumprimento de todas as demandas, Moraes liberou a atuação da rede social no Brasil. "Diante do exposto, decreto o término da suspensão e autorizo o imediato retorno das atividades do X Brasil Internet Ltda. em território nacional", decidiu o ministro. Ele deu 24 horas para que a Anatel adote as providências necessárias para desbloquear a plataforma.
Eleições municipais cumprem etapa do plano da direita para comandar o Senado em 2027
Judiciário impulsiona ascensão do PSOL como protagonista da agenda abortista
Padres e pastores são alvos de processos por homofobia; IBDR faz abaixo-assinado
Como foi o desempenho dos políticos nas cidades mais atingidas pelas enchentes no RS
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião