• Carregando...
Lula e Lira participaram de um evento em Alagoas nesta tarde.
Lula e Lira participaram de um evento em Alagoas nesta tarde.| Foto: Reprodução/Canal Gov.

Após um período de tensão com o Congresso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) agradeceu nesta quinta-feira (9) a atuação dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O petista discursou no lançamento da construção do trecho V do Canal do Sertão Alagoano, em São José da Tapera (AL). Lula reuniu no palanque Lira e o senador Renan Calheiros (MDB-AL), adversários políticos do estado.

“Eu agradeço ao Lira, ao Pacheco, aos deputados, até aos [parlamentares] contrários eu agradeço… Eu sou muito grato ao que o Senado e a Câmara têm feito pelo nosso governo. De vez em quando eu ouço dizer: ‘Ah, o Lira está nervoso’. Aí eu mando o Rui Costa [ministro da Casa Civil] ir conversar com ele, dois nervosos se entendem”, disse o mandatário em tom de brincadeira.

O chefe do Executivo também lembrou que no mandato anterior teve Renan Calheiros, que é alagoano como Lira, no comando do Senado.

"[Lira] me ajudou muito, porque nós começamos a governar antes de tomar posse. Porque foi ele que coordenou, junto com o Rui Costa e o [Fernando] Haddad, a PEC da Transição, que permitiu que a gente tivesse dinheiro para governar em 2023, que a gente tivesse dinheiro para recuperar o Bolsa Família, e que a gente tivesse coragem de anunciar o PAC no meio do ano passado", disse o presidente.

Há menos de um mês, Lira criticou a articulação do governo. Na ocasião, o deputado classificou o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, como um "desafeto pessoal" e o chamou de “incompetente”. Padilha é o responsável pela articulação política do governo Lula com os parlamentares.

O presidente minimizou as críticas e disse que "não tem ninguém melhor" que Padilha para lidar com o Congresso. Lula chegou a afirmar que o ministro permanecerá no cargo por muito tempo "só de teimosia".

Lira foi vaiado ao discursar

O presidente da Câmara foi vaiado no início de seu discurso em Alagoas. Lira afirmou que Lula ajudou a diminuir a polarização. "A polarização neste país deu uma trégua sob seu comando para que todos os Poderes unidos, independente de eleições passadas e futuras, pudessem se unir para ajudar nossos irmãos do Rio Grande do Sul", disse o deputado, que foi aplaudido pela plateia após a declaração.

Lira ressaltou que não faz política "falando mal de ninguém". Além de Calheiros, o ex-governador de Alagoas, filho do senador e atual ministro dos Transportes, Renan Filho, também participou do evento. "Eu faço política de maneira reta, não escondo meus posicionamentos, mas nunca fiz política falando mal de ninguém”, disse o presidente da Câmara.

O trecho V do Canal do Sertão Alagoano abrange os municípios de São José da Tapera, Olho D’Água das Flores e Monteirópolis. Segundo o Planalto, a obra beneficia mais de 57,3 mil pessoas que moram na região. O empreendimento, que integra o Novo PAC, custará R$ 565,95 milhões para a execução de 26,6 quilômetros de canal para conduzir água (entre o km 123 e o km 150). A obra deve ser realizada entre 1º de junho e dezembro de 2026.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]