O avião que transportava o presidente Lula (PT) enfrentou um problema técnico logo após decolar do aeroporto internacional da Cidade do México rumo ao Brasil na tarde desta terça-feira (1º).
Pouco depois das 22h, no horário de Brasília, o Airbus ACJ-319 posou novamente no Aeroporto Internacional Felipe Angeles (Santa Lucia - NLU), após passar mais de 4 horas voando em círculos para gastar combustível, informou a TV Globo.
A medida era necessária para dar mais segurança na aterrissagem, já que os aviões decolam com um peso muito maior devido à quantidade de combustível.
Mais cedo, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou, em nota, que os problemas foram resolvidos, mas Lula e a comitiva embarcarão em outra aeronave para retornar ao Brasil. O governo não deu mais detalhes sobre o incidente.
Segundo a FAB, os pilotos aguardam o "consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília".
O comunicado foi assinado pelo tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da Aeronáutica. O presidente viajou ao México para participar da posse da presidente mexicana Claudia Sheinbaum.
Conhecido como "Aerolula", o Airbus ACJ-319 foi comprado no primeiro mandato de Lula e substituiu o Boeing 707, até então usado pela presidência da República, apelidado de "sucatão".
No ano passado, o presidente pediu à FAB que avalie a compra de uma nova aeronave com maior autonomia de voo.
Veja a nota divulgada pela FAB sobre os problemas no avião de Lula
"Informo que a aeronave presidencial VC-1, que transporta o Senhor Presidente da República no trecho entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (01/10).
Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília".
Eleições municipais cumprem etapa do plano da direita para comandar o Senado em 2027
Judiciário impulsiona ascensão do PSOL como protagonista da agenda abortista
Padres e pastores são alvos de processos por homofobia; IBDR faz abaixo-assinado
Como foi o desempenho dos políticos nas cidades mais atingidas pelas enchentes no RS
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião