O vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) Arnaldo Jardim afirmou que a bancada vai buscar a inclusão dos vetos ao marco temporal na sessão do Congresso dessa semana. A reunião está marcada para esta quinta-feira (26). A bancada do agro busca a derrubada dos vetos feitos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para garantir que o marco temporal para demarcação de terras indígenas seja respeitado.
“Não queremos para esse ano. Queremos essa semana!”, afirmou o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), ao pontuar que o tema traz muita insegurança jurídica e não pode ser deixado para depois. Sem a derrubada dos vetos, propriedades rurais podem ser desapropriadas mesmo tendo títulos anteriores à promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988.
As sessões do Congresso Nacional destinadas à apreciação dos vetos são convocadas pelo presidente, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Apesar da pressão da bancada do agronegócio, a pauta divulgada para esta semana inclui 37 itens, entre vetos e projetos de lei do Congresso sobre o Orçamento Federal, e não há nada ainda sobre o marco temporal.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião