A Frente Parlamentar Evangélica repudiou nesta segunda-feira (19) a fala do presidente Luiz Inácio Silva (PT) contra Israel. A bancada disse que a declaração do petista provoca um “conflito ideológico desnecessário”. Neste domingo (18), o mandatário equiparou a ofensiva israelense à Faixa de Gaza com o Holocausto.
“O que está acontecendo na Faixa Gaza não existe em nenhum outro momento histórico, aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, afirmou Lula. Em nota, a FPE destacou que “comparar os ataques de Israel ao Hamas com o nazismo que vitimou 6 milhões de judeus ‘indefesos’ é provocar um conflito ideológico desnecessário”.
Após a repercussão, o presidente foi declarado “persona non grata” pelo governo de Israel.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, chamou de volta o embaixador brasileiro em Tel Aviv, Frederico Meyer, que retornará ao país nesta terça-feira (20). Além disso, parlamentares da oposição apresentaram um pedido de impeachment contra Lula.
A frente parlamentar destacou que “respeita a presidência da República, mas entende que verbalizações desequilibradas, além de não representarem o pensamento da maioria dos brasileiros, comprometem a política internacional de forma desnecessária”
“Com a ressalva do respeito às pessoas que inocentemente morrem, Israel, ao contrário de Hitler, está exercendo o seu direito de sobreviver diante de um grupo com o objetivo de eliminar os judeus”, diz a nota de repúdio da bancada evangélica.
“Outrossim, não é justo exigir que uma nação se mantenha passiva diante de um ataque covarde que estupra e mata, jovens, idosos e crianças das formas mais horríveis, e continua com a política de se esconder atrás de reféns (civis inocentes)”, afirmam os parlamentares da bancada.
O comunicado foi assinado pelos presidentes da FPE no Senado, Carlos Viana (Podemos-MG), e no Congresso, deputado Eli Borges (PL-TO). O pastor Silas Malafaia também articula uma manifestação com lideranças evangélicas para repudiar a fala de Lula.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião