Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Nomeação

Boulos anuncia militante do MTST como secretária de juventude

Boulos tenta aproximar Lula de movimentos sociais ao nomear militante do MTST para Secretaria Nacional da Juventude.
Boulos tenta aproximar Lula de movimentos sociais ao nomear militante do MTST para Secretaria Nacional da Juventude. (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, anunciou, nesta sexta-feira (28), que a militante do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) Vitória Genuino assumirá a Secretaria Nacional de Juventude, "a convite do nosso ministério e com a confiança do presidente Lula (PT)."

"Tenho certeza de que fará um trabalho comprometido com a juventude brasileira", opinou Boulos, que deixou o cargo de deputado federal para, no Planalto, ajudar na tentativa de aproximação de Lula com os movimentos sociais.

Vitória disse que levará ao cargo o que aprendeu nos últimos anos de militância no MTST, movimento do qual foi coordenadora estadual. A pernambucana listou suas prioridades: "fortalecer as políticas públicas de juventude, ampliar direitos e garantir que a voz da juventude negra, periférica e popular siga ecoando nos espaços de decisão do país."

VEJA TAMBÉM:

Confundido com MST, MTST já ocupou tríplex do Guarujá e fez ato no condomínio de Bolsonaro

Frequentemente confundido com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o MTST surgiu mais de uma década depois do grupo conhecido por invasões de propriedades rurais. Uma das ações mais conhecidas do MTST é a ocupação do tríplex atribuído a Lula no contexto da operação Lava Jato, situado no Guarujá. O movimento queria provar que o local não pertencia ao ex-presidente, divulgando a mensagem: "se é do Lula, podemos ficar."

Em outubro, o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) registrou um boletim de ocorrência contra o grupo, acusando-o de uma manifestação em frente a sua casa, no condomínio Vivendas da Barra. "Acabo de registrar boletim de ocorrência sobre os fatos ocorridos em frente à minha residência, envolvendo integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e seus alinhados, que expõem possibilidades de derivações criminosas e risco à minha integridade física", declarou Carlos.

Antes disso, em julho, o MTST se juntou à Frente Povo Sem Medo na Avenida Paulista, em uma manifestação pedindo mais impostos aos "super-ricos, bancos e bets". No mesmo contexto, integrantes do movimento no Rio de Janeiro invadiram um shopping no Leblon, para, de acordo com eles, "escancarar o abismo social entre os espaços de luxo e as periferias abandonadas pelo poder público."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.