Advogados citam Cumpadre Washington para pedir voto aberto nas eleições do Congresso
| Foto:

Os advogados Emanuel de Holanda Grilo e Ronan Wielewski Botelho entraram com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir à corte que determine votação aberta nas eleições para as presidências de Câmara e Senado. No texto de sua requisição, Grilo e Botelho chamam o STF de " VAR jurídico constitucional brasileiro" e citam um trecho da música "Melô do Tchan", do grupo baiano É o Tchan.

"Um poeta baiano, dentre tantos extraordinários que lá existem, escreveu com penas de ouro, mesmo que parafraseando um ditado popular, que 'Pau que nasce torto, nunca se endireita' Compadre Washington", relata o texto. Washington, entretanto, não é um dos compositores da canção, que é assinada por Cissinho, Bieco do Tchan e Lima.

O pedido de Grilo e Botelho será apreciado pelo STF. A votação para as presidências de Câmara e Senado é, historicamente, feita de forma secreta. Em 2019, quando houve a última eleição para o comando das casas, parte dos senadores exigiu a votação aberta e conseguiu fazer com que os parlamentares que quisessem revelar os votos os mostrassem ao público. Propostas tramitam nas duas casas para alterar a legislação e implementar o voto aberto.