rodolfo costa
| Foto:

A ala bolsonarista do PSL, que conta com 25 deputados, prepara um manifesto de oposição à candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara. O emedebista calcula ter 261 votos dos 278 deputados que integram os 11 partidos de seu bloco: MDB, PT, PSL, PSDB, PSB, DEM, PDT, PCdoB, Cidadania, PV e Rede.

Deputados bolsonaristas tomaram conhecimento de que, entre esses 261 votos contabilizados por Baleia, estão todos os deputados do PSL. Para mostrar que Rossi não conta com seus votos, a ala bolsonarista prepara um documento com as assinaturas dos parlamentares contrários à candidatura.

O manifesto, contudo, não tem poder para rachar formalmente o PSL e levar o partido ao bloco de Arthur Lira (PP-AL), adversário de Baleia Rossi. Afinal, 12 deputados estão suspensos pelo partido. A informalidade é mais para expressar o caráter simbólico de contrariedade a uma candidatura que, segundo os bolsonaristas, perpetuaria a presidência de Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Apesar da suspensão, os deputados bolsonaristas estarão aptos a votar em Lira no dia da eleição. O Regimento Interno da Câmara dos Deputados prevê que a suspensão de um congressista não o impede de votar na eleição para o comando da Casa.