O deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES) apresentou nesta terça-feira (11) dois pedidos de convocação para que os ministros da Justiça, Flávio Dino, e da Agricultura, Carlos Fávaro, prestem esclarecimentos acerca das providências a serem tomadas, em relação as invasões de terras por parte do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
A convocação ocorre após o coordenador do MST, José Roberto Stédile, anunciar na última sexta-feira (7), que o movimento irá realizar invasões de terra em todos os estados do Brasil durante o mês de abril.
No pedido, o parlamentar destacou que, desde o início do governo Lula, o MST vem “anunciando a retomada das invasões de propriedades em 2023”. E acrescentou, que durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, “o MST reduziu quase a zero as invasões de fazendas”.
Vieira também citou que “os atos do MST e assemelhados insultam a ordem e a legalidade pública, assim como no ultimo "Carnaval Vermelho”, e mencionou que as “operações violentas têm o único objetivo é desmoralizar as instituições democráticas”.
A convocação dos ministros foi apresentada à Comissão de Agricultura e também para a Comissão de Fiscalização e Controle, todos os pedidos precisam ser aprovados pelo deputados federais que integram os colegiados.