Bolsonaro declarou que não foi possível mudar a lei brasileira neste mandato, mas afirmou ter conseguido ampliar o acesso da população às armas por meio de decretos e portarias.
Bolsonaro declarou que não foi possível mudar a lei brasileira neste mandato, mas afirmou ter conseguido ampliar o acesso da população às armas por meio de decretos e portarias.| Foto: Reprodução/Twitter

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que caso seja reeleito neste ano, pretende trabalhar para adotar no Brasil leis sobre o acesso a armas de fogo semelhantes as que são praticadas nos Estados Unidos, onde a legislação é mais permissiva.

As declarações foram feitas em entrevista ao jornalista norte-americano Tucker Carlson, apresentador do canal Fox News, que foi exibida no horário nobre da emissora na noite de quinta-feira (30). “Se eu for reeleito, se tudo correr bem, teremos um apoio substancial no Congresso. Seremos capazes de aprovar leis sobre armas de fogo muito parecidas com as dos EUA”, disse Bolsonaro.

Segundo o presidente, não foi possível mudar a lei brasileira neste mandato, mas ele afirmou ter conseguido ampliar o acesso da população às armas por meio de decretos e portarias. “Não consegui mudar a lei brasileira. Mas por meio de um decreto presidencial e de portarias ministeriais, interpretamos da melhor forma possível a legislação atual. Houve um aumento substancial no número de pessoas que possuem armas de fogo de forma legal no Brasil”, afirmou Bolsonaro.

"Uma vez que as pessoas estejam armadas, os bandidos pensarão duas vezes antes de invadir a propriedade de outras pessoas”, enfatizou. Na mesma entrevista, Bolsonaro afirmou que se a esquerda voltar a governar o Brasil, nunca mais deixará o poder.