Jair Bolsonaro
O presidente da República, Jair Bolsonaro.| Foto: Carolina Antunes/PR

O presidente Jair Bolsonaro irá ao Amapá neste sábado (21) a convite do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). O estado enfrenta uma crise de energia há 18 dias, com dois apagões registrados e fornecimento de eletricidade ainda precário. A previsão é a de que Bolsonaro vá a capital Macapá no período da tarde. A visita foi informada por Alcolumbre que, em nota, afirmou ter reforçado pedidos sobre o pagamento de auxílio emergencial às famílias atingidas pelo blecaute.

O caos elétrico no estado começou no último dia 3, quando um incêndio em um transformador deixou o Amapá às escuras. Um segundo apagão ocorreu na noite de terça-feira (17). Desta vez, porém, a falha foi no lado da distribuição de energia. O Ministério de Minas e Energia avalia que a carga total do Estado seja restabelecida até o dia 26.

O presidente só falou sobre o apagão quatro dias depois da primeira ocorrência. Em vídeo nas redes sociais, ele isentou o governo federal de responsabilidade sobre o problema. Depois, criticou a empresa fornecedora de energia no estado e sugeriu motivação política em transmissões ao vivo nas redes sociais.