Presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), e o relator do colegiado, senador Renan Calheiros (MDB-AL), à direita
Presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), e o relator do colegiado, senador Renan Calheiros (MDB-AL), à direita| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O presidente da CPI da Covid no Senado, Omar Aziz (PSD-AM), anunciou neste domingo (17) ter adiado a leitura do relatório final dos trabalhos. A leitura estava marcada para terça-feira (19) e agora não há uma data definida. Nos bastidores, corre que a ideia é postergar por ao menos uma semana para tentar “aparar arestas” entre os senadores.

Membros do colegiado divergem sobre pontos do texto do relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), como o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro pelo crime de genocídio contra a população indígena, por exemplo. Também houve um descontentamento por parte de senadores sobre o fato de o relatório final já ter sido parcialmente “vazado”.

“Vamos conversar um pouco mais, discutir um pouco mais, para que o relatório final represente a maioria. Porque a investigação foi um trabalho coletivo. Vamos construir um denominador comum”, disse o senador Renan Calheiros, na tarde deste domingo, em entrevista à Globonews. Inicialmente, a leitura do relatório final ocorreria na terça-feira (19) para que já houvesse a votação do documento no dia seguinte, na quarta-feira (20).