Teste RT-PCR sendo realizado no Paraná
Teste RT-PCR sendo realizado no Paraná| Foto: AEN

Dados de 16 milhões de brasileiros com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19 foram expostos na internet devido a um vazamento de senhas de sistemas do Ministério da Saúde. De acordo com o Estadão, entre as pessoas que tiveram os dados expostos estão o presidente Jair Bolsonaro e seus familiares; do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello; e dos presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia (DEM-RJ) Davi Alcolumbre (DEM-AP), respectivamente.

Ainda segundo o jornal, a exposição não foi causada por ataque hacker ou por falha de segurança do sistema. Os dados, segundo a reportagem, ficaram abertos para consulta após um funcionário do Hospital Albert Einstein divulgar uma lista com usuários e senhas que davam acesso aos bancos de dados de sistemas federais. Há, nos dados, detalhes confidenciais sobre o histórico clínico.

Em nota, o Hospital Albert Einstein e o Ministério da Saúde disseram que as chaves de acesso foram removidas da internet e trocadas nos sistemas, e que uma investigação interna será aberta para apurar as responsabilidades.