Mais 12 cidades do país tiveram a situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil nesta terça (28) por desastres naturais como estiagem ou chuvas em excesso. A portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) amplia para 1.330 a quantidade de municípios com esse reconhecimento federal (veja na íntegra).
A situação mais complicada é no Rio Grande do Sul, onde 242 cidades estão em situação de emergência por conta da estiagem. Entraram na lista nesta terça (28) os municípios de Barros Cassal, Forquetinha, Herveiras, Putinga, Salvador do Sul e Tio Hugo.
Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o estado já tem encaminhados investimentos de R$ 430 milhões para ações de mitigação dos efeitos da estiagem, sendo R$ 100 milhões para a contratação de carros-pipa para a distribuição de água e a compra de cestas básicas e de combustível, entre outras ações.
Por outro lado, as chuvas intensas provocaram emergência na cidade mineira de Brasópolis e nos municípios paulistas de Cachoeira Paulista, Itaquaquecetuba, São Bento do Sapucaí, Sorocaba e Taubaté. Segundo o MIDR, a região Sudeste acumula 550 municípios em situação de emergência.