A Câmara dos Deputados elegeu nesta quarta-feira (25) o deputado Lincoln Portela (PL-MG) o novo vice-presidente da Casa. Ele recebeu 232 dos 406 votos registrados no painel eletrônico da Câmara. Há dois dias o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), destituiu o deputado Marcelo Ramos (PSD-AM) da vice-presidência. Lira afirmou que a medida foi "estritamente regimental", devido a troca de legenda partidária. Ramos era filiado ao PL, mas migrou para o PSD quando o presidente Jair Bolsonaro se filiou ao partido.
Os deputados também elegeram Odair Cunha (PT-MG) para a segunda secretaria, e Geovania de Sá (PSDB-SC) para a terceira secretaria da Mesa Diretora. A segunda e terceira secretarias eram comandadas pelas deputadas Marília Arraes (Solidariedade-PE) e Rose Modesto (União Brasil-MS). Elas trocaram o PT e PSDB, respectivamente.
Mesmo sem o apoio formal da legenda, outros quatro deputados do PL apresentaram candidaturas avulsas para a vice-presidência: Flávia Arruda (DF) recebeu 83 votos, Bosco Costa (SE) teve 40 votos, Capitão Augusto (SP) conseguiu 24 votos e Fernando Rodolfo (PE) teve 11 votos. Evangélico e do Centrão, Portela derrotou o candidato do Planalto, o deputado Vitor Hugo (GO), para conseguir a indicação oficial da bancada. Já Odair Cunha e Geovania de Sá foram candidatos únicos e indicados pelos respectivos partidos.