O deputado federal José Medeiros (PL-MT) assumiu nesta quarta-feira (1), o segundo mandato como parlamentar, utilizando uma mordaça na boca contra a censura imposta aos parlamentares pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o parlamentar, o ato é uma forma de protesto por Moraes estar desrespeitando as prerrogativas dos parlamentares garantidas na Constituição Federal.
"Um congressista sem o direito de fala, que é assegurado pela Constituição, não pode representar de forma plena o povo do seu Estado. A censura é inaceitável", destacou o deputado que já teve as suas redes sociais suspensas por duas vezes pelo ministro do STF.
Medeiros ainda segue com os perfis no Twitter e Instagram suspensos por determinação do Moraes. No final do ano passado, o parlamentar apresentou um Projeto de Lei que torna crime de abuso de autoridade, com detenção de 1 a 4 anos, a remoção injustificada de publicação, página ou perfil na internet de deputado ou senador. "Um número considerável e assustador de decisões judiciais foram proferidas para determinar o bloqueio ou suspensão dos perfis de deputados e senadores pelo simples fato de expressarem, por meio da internet, suas opiniões", disse.