Davi é a 1ª criança a receber a vacina contra Covid no país. Ele tem uma deficiência motora rara e recebe tratamento especializado no Hospital das Clínicas em SP.
Davi é a 1ª criança a receber a vacina contra Covid no país. Ele tem uma deficiência motora rara e recebe tratamento especializado no Hospital das Clínicas em SP.| Foto: Governo do Estado de São Paulo.

O menino Davi, um indígena xavante de 8 anos, é a primeira criança na faixa de 5 a 11 anos de idade a ser vacinada contra Covid-19 no Brasil. Ele recebeu a dose pediátrica da Pfizer em uma cerimônia simbólica no início da tarde desta sexta-feira (14) no Hospital das Clínicas de São Paulo. O governador, João Doria (PSDB), participou do evento. Davi, que mora em Piracicaba, tem uma deficiência motora rara e recebe tratamento especializado no HC.

Em entrevista online, transmitida durante o evento, o pai da criança, o cacique xavante Jurandir Siridiwe, agradeceu a vacinação do filho. "Agradeço muito essa compreensão, essa visibilidade, esse diálogo. Que os indígenas tomem vacina", disse ele. "Será seguro quando as aulas voltarem", acrescentou.

Depois de Davi, outras crianças foram vacinadas no evento, como Jean Luca, de 9 anos, que tem atrofia muscular espinhal do tipo 1, e Cauê, de 11 anos, que tem síndrome de Down. A vacinação de Davi foi simbólica porque a aplicação de doses em crianças só será iniciada, de fato, na próxima segunda-feira (17) em São Paulo. Inicialmente serão vacinadas crianças com comorbidades, indígenas e quilombolas. Depois a vacinação deve seguir por ordem decrescente, iniciando pelas crianças de 11 anos.

Davi foi vacinado pela enfermeira Jéssica Pires de Camargo, a mesma que aplicou o imunizante em Mônica Calazans, a primeira brasileira vacinada contra a Covid-19 no país, em ato simbólico no Instituto Butantan, em São Paulo, no dia 17 de janeiro de 2020. Com informações da Agência Brasil.