Ao assumir o cargo de ministro das Cidades, nesta terça-feira (3), o político Jader Filho (MDB) ressaltou que a retomada do programa de habitação popular Minha Casa, Minha Vida, criado na época do PT, será uma de suas prioridades. "Vamos imediatamente localizar as obras que estão paralisadas, e tem mais ou menos alguma coisa em torno de R$ 10 bilhões para esta rubrica, e vamos trabalhar imediatamente para que o Minha Casa, Minha Vida possa voltar efetivamente”, afirmou.
Segundo o emedebista, o programa foi “descontinuado”e gerou um efeito “desastroso” sobre as famílias carentes durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, quando o programa recebeu o nome de Casa Verde e Amarela.
O novo ministro também informou a pretensão de fortalecer o Programa Nacional de Saneamento Básico, de modo que a gestão “não vai limitar o orçamento privado”. Jader Filho defendeu investimentos públicos em áreas periféricas do país. “Saneamento básico é saúde. Se o estado não gasta por um lado, gastará por outro”, disse.