O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello| Foto: Isac Nóbrega/PR

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quarta-feira (13) que Manaus (AM) será a primeira capital a ser vacinada contra a Covid-19. "Vamos vacinar em janeiro e Manaus será também a primeira a ser vacinada. Ninguém receberá a vacina antes de Manaus", disse o ministro, durante pronunciamento.

Ainda segundo Pazuello, a vacina será distribuída simultaneamente em todos os estados, de acordo o tamanho da população, com prioridade para a cidade de Manaus. A capital do Amazonas voltou a registrar alta no número de mortes causadas pelo vírus.

Ao comentar sobre a imunização, o ministro ressaltou que existe um prazo de até 60 dias para a produção de anticorpos contra a Covid-19. "A vacina induz a produção de anticorpos, essa é a função da vacina, ela vai induzir a produção de anticorpos. Quem produz os anticorpos é o próprio ser humano. Essa produção de anticorpos não é no dia seguinte. A literatura fala de 30 a 60 dias. Não é tomar a vacina no dia 20 e no dia 22 estar na rua fazendo festa. Nem vai resolver o problema da infraestrutura e do tratamento precoce de Manaus", disse.