A bancada do PT no Senado anunciou nesta quinta-feira (26) seu apoio ao senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a reeleição na presidência da Casa, em eleição que ocorrerá na próxima semana. De acordo com o senador Fabiano Contarato (PT-ES), novo líder da bancada petista, um dos principais motivos que levaram os parlamentares da legenda a apoiar a recondução de Pacheco foi sua postura em defesa da democracia.
“O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, demonstrou um comportamento em defesa da democracia irrefutável. Eu acho que o melhor terreno para plantar e colher direitos é a democracia. Então, em momentos decisivos, ele, como presidente do Senado, teve uma atuação firme”, disse Contarato em texto divulgado pelo partido.
O principal adversário de Pacheco na disputa é o senador Rogério Marinho (PL-RN), que hoje recebeu o apoio de PP e Republicanos. Os trabalhos no Senado recomeçam na próxima quarta-feira (1º) com a realização de reuniões preparatórias para a posse dos senadores eleitos em outubro de 2022 e a eleição do presidente e dos demais cargos da Mesa Diretora. O mandato do presidente, que também responde pela Presidência do Congresso Nacional, é de dois anos.