Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Presidenciável

Caiado participa de evento com Marco Rubio sobre minerais críticos

Caiado participa de evento com Rubio sobre minerais críticos
Governo de Goiás informou que Caiado participa do evento sobre mineirais críticos e terras raras a convite de Marco Rubio. (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), participa nesta quarta-feira (4) de um encontro em Washington, nos Estados Unidos, para discutir a exploração de minerais críticos com o secretário de Estado americano, Marco Rubio. Em nota, o governo estadual afirmou que Caiado estará no evento a convite de Rubio.

Segundo o comunicado, representantes de 20 países devem avaliar a criação de uma “aliança voltada à segurança das cadeias globais desses insumos estratégicos”, com proposta de garantia de preços mínimos e medidas para diversificar fornecedores no mercado global.

Caiado é pré-candidato à Presidência da República. O PSD conta ainda com outros dois presidenciáveis: os governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Ratinho Junior (Paraná).

VEJA TAMBÉM:

O governo de Goiás destacou que o estado concentra cerca de 25% das reservas conhecidas no país, sendo a terceira maior reserva mundial desses minerais, atrás apenas da China e do Vietnã.

A única mina de terras raras em operação no Brasil está localizada em Minaçu, no norte do estado, sob responsabilidade da Serra Verde Pesquisa e Mineração, que produz neodímio, praseodímio, térbio e disprósio.

“A participação no encontro está alinhada à estratégia do governo estadual de ampliar relações internacionais, atrair investimentos e fortalecer a atuação de Goiás em setores considerados estratégicos para o desenvolvimento econômico, com foco na geração de emprego qualificado, inovação e sustentabilidade”, destacou o governo.

Governo Trump deve anunciar pacto por minerais críticos no evento

Nesta segunda (2), Trump anunciou o “Projeto Vault” para a criação de uma reserva de minerais críticos de US$ 12 bilhões. O governo americano deve apresentar uma proposta de aliança para o comércio de minerais críticos e terras raras durante o evento desta quarta (4), segundo apuração do colunista Jamil Chade, do portal ICL Notícia.

O secretário do Interior dos EUA, Doug Burgum, afirmou nesta terça (3) que cerca de 30 países demonstraram interesse em participar da iniciativa. Burgum disse que Japão, Austrália ⁠e Coreia do Sul aderiram à proposta americana, informou a agência de notícias Reuters.

O objetivo é diminuir a dependência da China no setor. A iniciativa será analisada pelo Itamaraty. No ano passado, durante as negociações para derrubar o tarifaço, o governo Trump sinalizou interesse nos minerais críticos brasileiros.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.