Antes de deixar a Casa Branca, o presidente Joe Biden vem ao Brasil para participar da cúpula do G20, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada, nesta quinta-feira (7), pela porta-voz do democrata, Karine Jean-Pierre. A viagem será a primeira de Biden ao Brasil como presidente dos Estados Unidos.
O Brasil preside o grupo neste ano e sedia, entre os dias 18 e 19 de novembro, a Cúpula de Líderes do G20, bloco que reúne as 20 maiores economias do mundo, a União Europeia e a União Africana. O encontro do final do mês tem sido a aposta da política externa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após o petista ter acumulado falhas neste terceiro mandato.
A presença de Biden no encontro vinha sedo especulada nas últimas semanas, mas só foi confirmada nesta quinta. Karine Jean-Pierre confirmou a presença do líder democrata durante briefing que fez à imprensa. A conversa com jornalistas foi marcada para falar sobre a transição de governo após a derrota de Kamala Harris, candidata de Biden e vice-presidente dos EUA, na disputa contra o republicano Donald Trump pelo comando da Casa Branca.
Antes da viagem ao Brasil, Biden também participa da Cúpula da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico). O grupo reúne 21 países da Ásia, América e Oceania, entre eles o Japão, China, Estados Unidos e Hong Kong. Neste ano, quem sedia o encontro de líderes do bloco é o Peru, nos dias 14 e 15 de novembro. O Brasil, apesar de não ser um dos membros, também foi convidado para o encontro. Mas o presidente Lula declinou do convite na última semana, sob a justificativa de focar na Cúpula do G20.
Biden estará em Manaus
Além do Rio Janeiro, Biden também estará em Manaus (AM) e deve conhecer a floresta amazônica. Segundo o comunicado da Casa Branca, ele quer "dialogar com líderes locais, indígenas e outros que trabalham na preservação e proteção do ecossistema, marcando a primeira visita de um presidente dos EUA à região".
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião