Durante o evento em que foram celebrados os 80 anos da Polícia Federal (PF), nesta quarta-feira (3), o diretor-geral da instituição, Andrei Rodrigues, criticou a gestão anterior e afirmou que o desafio da sua gestão é impedir o retorno do que chamou de “passado sombrio”, em referência a atuação da PF durante o governo Bolsonaro.
"A espetacularização de ações, a personalização de operações, os desvios e iniciativas, com motivações políticas e as imotivadas e constantes mudanças dos gestores e investigadores e a desvalorização dos servidores não se amoldam a uma polícia de Estado. Nosso desafio permanente é para que este passado recente e sombrio jamais retorne", afirmou Rodrigues.
Em seu discurso, Rodrigues também destacou a data como um marco no processo de modernização da instituição que inclui temas como diversidade de gênero e ampliação da cooperação internacional com foco em casos prioritários para o governo, a exemplo da pauta ambientalista e do controle da internet.
"Nunca a firmeza, a lisura e a transparência das ações da Polícia Federal e das demais instituições democráticas foram tão importantes como nesses tempos em que há método na disseminação em massa de mentiras", afirmou o diretor da PF.
Rodrigues ainda destacou a resolução do caso Marielle como exemplo de êxito da PF sob sua gestão e citou o apoio do Ministério da Justiça à corporação.
"As dificuldades e adversidades são muitas, mas transponíveis quando temos a segurança de podermos fazer nosso trabalho de forma correta e convicta e podermos passar a mesma segurança para as nossas equipes", disse.
Também presente no evento, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, elogiou a atuação da PF nos inquéritos contra os manifestantes do 8 de janeiro.
"Em um país em que determinados setores ainda persistem em flertar com o espectro do autoritarismo, a exemplo dos altamente reprováveis acontecimentos que culminaram nos atos de 8 de janeiro de 2023, esse compromisso da instituição ficou evidenciado com as sucessivas diligências desencadeadas no âmbito da operação Lesa Pátria, que tem descortinado toda a complexa trama de eventos que pretendia levar o país de volta aos tempos ou as trevas do autoritarismo", disse o ministro.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião