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Discussão e votação de propostas legislativas na Comissão de Educação presidida pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG)
Discussão e votação de propostas legislativas na Comissão de Educação presidida pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG)| Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Nesta quarta-feira (27), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou um requerimento que pede ao Ministério da Educação “esclarecimentos sobre a situação orçamentária da Universidade Federal Fluminense (UFF)”.

De autoria do presidente da Comissão, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), e do deputado Carlos Jordy (PL-RJ), o requerimento cita um vídeo em que alunos da UFF ligados ao Diretório Acadêmico denunciam a falta de repasse de recursos à universidade por parte do governo federal.

“Aprovamos um requerimento que solicita ao Ministério da Educação esclarecimentos sobre a situação orçamentária da UFF. Conforme denunciado por alunos em vídeo, a faculdade possui um déficit de R$ 7 milhões em seu orçamento, além do bloqueio de R$ 8 milhões de verba do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que estão dificultando a continuidade de diversos serviços. Aguardaremos com atenção as respostas do Ministério”, disse Nikolas em publicação na rede social X, nesta quarta-feira (27).

No vídeo a que se refere o requerimento, os alunos reclamam da falta de alimentação por conta da paralisação do Restaurante Universitário (RU) e declaram apoio à greve dos servidores da instituição.

Os servidores reivindicam reajuste salarial, recomposição orçamentária e reestruturação do Plano de Carreira, todos negados, até o momento, pelo governo Lula.

Na sexta-feira (22), o setor das Instituições Federais de Ensino (Ife) do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) aprovou indicativo de greve em universidades federais, institutos e centros federais (Cefets) a partir do dia 15 de abril. 

Segundo os sindicalistas, a greve é uma consequência da “falta de avanço nas tentativas de negociação com o governo sobre as pautas centrais da categoria”.

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