Proibição a símbolos religiosos, atletas com DNA masculino competindo contra mulheres, natação em rio poluído e rejeição de ar condicionado para não prejudicar o meio ambiente. Essas foram algumas das polêmicas das Olimpíadas provocadas pela imposição de uma agenda política ligada ao ambientalismo e ao progressismo.
O programa Assunto Capital desta semana debate os jogos olímpicos com o deputado e ex-nadador Luiz Lima (PL-RJ) e com o coronel Fernando Montenegro, que participa ao vivo de Paris. Eles discutem como a Olimpíada tem sido usada por militantes de causas woke para tentar impor ao mundo valores não aceitos universalmente e por políticos franceses para mostrar prestígio e poder.
Polêmicas envolvendo política, ideologia e religião nas Olimpíadas
No meio da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, drag queens com uma figura feminina com halo na cabeça encenaram a pintura A Última Ceia, de Leonardo da Vinci, no lugar de Jesus Cristo e seus Apóstolos. A encenação rendeu polêmica no mundo todo e repercutiu inclusive no Vaticano, que emitiu uma nota expressando tristeza por algumas cenas da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris.
Outro fato controverso foi o Comitê Olímpico Internacional (COI) ter permitido que competissem no boxe feminino duas pugilistas que já apresentaram em testes de DNA o padrão cromossomal masculino, XY: Imane Khelif, da Argélia; e Lin Yu-ting, de Taiwan. A argelina venceu a boxeadora italiana Angela Carini com apenas um soco, numa luta que durou 46 segundos. As duas haviam sido desqualificadas do campeonato mundial promovido pela Associação Internacional de Boxe (AIB).
Na pauta ambiental, o evento também gerou descontentamento de delegações que tiraram suas equipes da vila olímpica porque a organização resolveu apostar em uma comida “mais baseada em plantas, mais local, mais sustentável”, diminuindo consideravelmente a oferta de proteína animal no cardápio.
E ainda tem as polêmicas relacionadas à qualidade da água do Rio Sena, que pode ter deixado uma atleta do triatlo belga doente, contaminada pela bactéria E.Coli, e que resultou no cancelamento de diversos treinos por conta das condições impróprias, especialmente após períodos de chuva.
Assista ao Assunto Capital todas as terças
Assunto Capital é um videocast transmitido ao vivo de Brasília, com uma conversa franca entre jornalistas da Gazeta do Povo, parlamentares e analistas sobre temas quentes da política. Apresentado por Luis Kawaguti e Desirée Peñalba, vai ao ar todas as terças-feiras, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
“Esmeralda Bahia” será extraditada dos EUA ao Brasil após 9 anos de disputa
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião