• Carregando...
Crianças Yanomami brincam enquanto Exército entrega equipamentos e faz consultas em meio à pandemia da Covid-19
Crianças Yanomami brincam enquanto Exército entrega equipamentos e faz consultas em meio à pandemia da Covid-19| Foto: Nelson Almeida/AFP

O Brasil chegou a 26.ª semana epidemiológica da Covid-19 no país com a doença disseminada em 90,1% dos municípios. De acordo com dados do Ministério da Saúde, divulgados nesta quarta-feira (1), 5.021 cidades brasileiras já registraram ao menos um caso da doença. Já as mortes foram registradas em 2.551 municípios, ou 45,8% do total. O Brasil tem 60.610 óbitos e 1.447.523 casos confirmados da doença até esta quarta.

Os dados do ministério mostram que a tendência de interiorização da doença se intensificou nas últimas semanas. Se na semana epidemiológica de número 21, o interior ultrapassou as capitais na soma de casos confirmados, nesta semana epidemiológica ocorreu a inversão nos óbitos. Estão morrendo mais brasileiros nessas cidades, que possuem estruturas de saúde menos complexas, do que nas capitais.

Além disso, a média diária de casos confirmados por semana epidemiológica no país vem crescendo. Na semana 22, a média era de 21.577 novos casos diários, mas o número saltou para 35.155, em média, na atual semana epidemiológica. Em contrapartida a média diária de mortes tem se mantido no mesmo patamar: passou de 974, na semana 22, para 1.013, na semana 26.

A curva de novos casos crescente ocorreu em todas as regiões do país, mas o boom da atual semana 26, na comparação com a semana 25, foi registrado no Sul do país. A região, junto com o Centro-Oeste, é a que mais demanda atenção do Ministério da Saúde. As duas regiões são as que registraram maior aumento na quantidade de óbitos.

Por outro lado, as regiões Norte e Sudeste registraram redução no número de óbitos da semana epidemiológica 25 para a 26. No Norte, a redução foi de 15% e no Sudeste, 11%.

Veja o mapa do coronavírus por cidade no Brasil

Situação da Covid-19 no Brasil é grave se comparada a outros países

O Boletim Epidemiológico Especial, divulgado pela pasta na coletiva desta quarta (1), ainda mostra que na comparação com outros países, o Brasil está no mesmo patamar dos Estados Unidos no que diz respeito à evolução de novos casos confirmados por semana epidemiológica. O Brasil chegou a 26.ª semana com a confirmação de 246.088 casos contra 246.876 dos Estados Unidos. Os dois países "lideram" esse indicador com folga para os demais países.

Já no casos de óbitos, o Brasil é o país com mais mortes registradas nesta semana epidemiológica, mesmo na comparação com outros países que também enfrentaram altos picos da doença, como a Itália e Espanha. O Brasil chegou a 26.ª semana epidemiológica com 7.094 novos óbitos. Logo atrás aparece os EUA, com 5.927 novas mortes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]