Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...

# Colunista Diogo Schelp analisa neste episódio do podcast 15 Minutos a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, que determinou a abertura da CPI da Covid-19 no Senado

***) Uma CPI no Senado Federal vai investigar supostas omissões do governo federal no combate à pandemia de Covid-19 no Brasil. Desta vez, no entanto, a Comissão Parlamentar de Inquérito não teve o início, digamos, “normal”, com a coleta de assinaturas e a instalação por parte do presidente da Casa.

A CPI deve começar em respeito a uma ordem judicial. O ministro Luis Roberto Barroso, do STF, atendeu recurso dos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e ordenou que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), inicie os trabalhos da Comissão.

CPI da Covid-19 no Senado. Até onde vai?

Pacheco, mesmo contrariado, disse que irá cumprir a decisão judicial. Lembrando que, entre os senadores, já haviam sido colhidas assinaturas suficientes para a abertura da comissão. Ela só não foi instalada ainda por decisão do próprio presidente da Casa.

A determinação do ministro Barroso foi uma derrota para o governo, que vinha trabalhando contra a abertura da comissão parlamentar. O caso, claro, tem potencial de gerar nova crise política e institucional. Em vídeo publicado no próprio canal no Youtube, o presidente Jair Bolsonaro fez críticas e ataques pessoais ao ministro do STF.

Este episódio do podcast 15 Minutos analisa a decisão do STF, de determinar a abertura da CPI da Covid, e o potencial de estrago político da Comissão Parlamentar de Inquérito. O convidado é Diogo Schelp, colunista da Gazeta do Povo.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]