Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Governo

Datena fecha com Lula e vai apresentar programas na TV Brasil e Rádio Nacional

Lula e Datena
Apresentador conhecido pelos programas policiais estreia em janeiro em uma faixa diária da rádio pública. (Foto: Ricardo Stuckert/Secom)

Ouça este conteúdo

O apresentador José Luiz Datena é o mais novo contratado da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) após ter se reunido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda (2). Amigos de longa data, eles acertaram para Datena comandar um programa semanal de entrevistas na TV Brasil e uma faixa diária na Rádio Nacional.

Segundo informações apuradas pela Folha de S. Paulo e O Globo e confirmadas à Gazeta do Povo pela EBC, Datena estreia em janeiro e, inicialmente, terá uma participação diária na rádio pública das 8h às 10h.

“Eu sempre fui independente. E inclusive enfrentei problemas por causa disso. Não iriam agora me convidar para ser tendencioso. O meu papel será sempre o de jornalista, e todos sabem disso”, disse Datena à Folha de S. Paulo ao ser questionado sobre a linha editorial de seus programas em uma emissora do governo.

À reportagem, a EBC informou que "a EBC confirma o acordo para ter o jornalista José Luiz Datena na grade de programação tanto da TV Brasil quanto da Rádio Nacional. Os termos do contrato ainda estão em fase de ajuste".

VEJA TAMBÉM:

De acordo com a apuração, a nova atração na TV Brasil terá foco inicial em segurança pública, área na qual Datena construiu grande parte da carreira. O apresentador pretende receber figuras políticas e especialistas para discutir temas sensíveis ao país, repetindo o modelo que já o levou a entrevistar ao vivo tanto Lula quanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A expectativa do governo é de que Datena ajude a impulsionar a audiência da EBC, especialmente em pautas que exigem didatismo e diálogo direto com o público.

“As pessoas me respeitam pela minha independência. E eu vou seguir sendo independente”, completou.

VEJA TAMBÉM:

O programa de Datena na TV Brasil deve trazer nomes ligados ao combate ao crime organizado, como o deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP), relator do projeto de lei antifacção. A ideia é reforçar debates sobre endurecimento das leis, estratégias de segurança e desafios enfrentados pelas forças policiais no cotidiano.

A escolha do jornalista também se deu por sua relação histórica com a classe policial e na credibilidade adquirida ao longo de décadas cobrindo ocorrências, operações e temas de violência urbana.

Essa experiência deve servir de base para o direcionamento das novas atrações, que pretendem combinar entrevistas, análise e debate. Datena passou, recentemente, pela RedeTV!, SBT e Band.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.