• Carregando...

A pandemia do novo coronavírus mudou bastante coisa nas eleições municiais 2020, inclusive no tradicional debate eleitoral na TV entre os candidatos a prefeito em várias cidades.

Entenda o que mudou.

Menos debates para prefeitos nas eleições de 2020

Os debates entre os candidatos são um dos pontos mais importantes do processo eleitoral, pois é quando o eleitor consegue ver o confronto de ideias e pode definir o seu voto.

Só que, com a Covid-19, surgiu a preocupação de como organizar esses encontros sem colocar ninguém em risco.

Em algumas cidades em que os debates já começaram, várias alternativas foram adotadas. Em Porto Alegre, uma rádio fez o debate no formato drive-in, com os candidatos falando de dentro de seus carros.

Em Curitiba, a TV Band dividiu o seu debate em dois dias para diminuir a quantidade de pessoas no estúdio.

Só que, mesmo assim, há quem não considere seguro participar ou mesmo realizar um encontro entre os candidatos em meio a pandemia. Por isso, as eleições 2020 devem ter bem menos debates entre candidatos do que em anos anteriores.

Emissoras como a Record, SBT, RedeTV e CNN Brasil já anunciaram o cancelamento de seus debates.

Já a Rede Globo propôs realizar apenas com os quatro candidatos que estão à frente nas pesquisas, também para limitar o número de pessoas. Para isso acontecer, a sugestão precisava ser aprovada pelas coligações - o que não ocorreu.

A Globo desistiu de exibir debate no primeiro turno entre os candidatos às prefeituras de São Paulo, Rio, Recife, Curitiba e Belo Horizonte.

Debate eleitoral obrigatório na TV

Os deputados federais do PSOL, Luiza Erundina e Ivan Valente (ambos de São Paulo) protocolam projeto de lei que determina que redes de televisão sejam obrigadas a organizar e transmitir debates eleitorais.

O texto alega que os debates televisivos têm sido "alvo de descaso" de candidatos que lideram as pesquisas eleitorais e também de emissoras que não se empenham em organizá-los adequadamente."

Conteúdo editado por:Jenifer Ribeiro dos Santos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]