Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Discurso na ONU

Dilma diz que estava certa por sugerir “estocar vento” em 2015 

Dilma diz que estava certa por sugerir “estocar vento” em 2015
Dilma Rousseff disse que hoje o armazenamento de energia eólica e solar é fundamental para enfrentar instabilidades no setor elétrico. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) lembrou das críticas que recebeu em 2015 por defender a necessidade de “armazenar vento e sol” e destacou que, hoje, essa “é uma das áreas mais importantes” para evitar apagões no setor elétrico.

“No passado, lembro que disse que tinha que armazenar ventos e sol. Toda a imprensa brasileira achou que isso era uma ignorância. Pois muito bem. Saibam que essa é uma das áreas mais importantes na área de energia para resolver problemas como o que ocorreu em Portugal e na Espanha, quando despencou o sistema de transmissão desses países”, disse.

Ela fez referência ao apagão generalizado que atingiu Espanha, Portugal e outros países da Europa, como França, Polônia e Finlândia, em 28 de abril deste ano. A declaração ocorreu no último sábado (5) durante coletiva de imprensa no encerramento da 10ª Reunião Anual do Novo Banco do Desenvolvimento (NDB), o Banco dos Brics, comandado por Dilma.

Dilma destacou que é necessário encontrar soluções para armazenar energia eólica e solar, pois essas fontes são intermitentes — ou seja, só geram eletricidade quando o recurso está disponível — e, por isso, criam instabilidade na rede de distribuição.

A presidente do Banco dos Brics citou que uma das possíveis formas de contornar o problema é o investimento em sistemas de armazenamento de energia, como baterias, e em infraestrutura de transmissão que possa lidar com a variabilidade da geração. Para Dilma, as baterias são “estratégicas”.

Em 2015, o discurso de Dilma na assembleia-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) viralizou. A então presidente sugeriu que era preciso desenvolver tecnologias para “estocar vento”.

“Até agora, a energia hidrelétrica é a mais barata, em termos do que ela dura, da sua manutenção e também pelo fato da água ser gratuita e da gente poder estocar. O vento podia ser isso também, mas ainda não há tecnologia para estocar vento. Então, se a contribuição de outros países, vamos supor que seja desenvolver uma tecnologia que seja capaz de ter uma forma de estocar, porque o vento é diferente [dependendo] da hora do dia”, disse à época.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.