Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
TV, rádio e internet

Dino manda poderes lançarem campanha sobre emendas parlamentares

Campanha midiática: ministro Flávio Dino, em audiência de contextualização da ação que define novas medidas de transparência e rastreabilidade de emendas parlamentares. Nessa audiência, o ministro determinou que Executivo, Legislativo e Judiciário realizem campanhas publicitárias sobre as novas regras.
Campanha midiática: ministro Flávio Dino, em audiência de contextualização da ação que define novas medidas de transparência e rastreabilidade de emendas parlamentares. Nessa audiência, o ministro determinou que Executivo, Legislativo e Judiciário realizem campanhas publicitárias sobre as novas regras. (Foto: Antonio Augusto/STF)

Ouça este conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino decidiu que o governo federal, o Congresso Nacional e o poder Judiciário deverão divulgar, em rádio, TV e internet, as novas medidas que ele mesmo determinou para rastreamento de emendas parlamentares. A decisão é dessa segunda-feira (27), e abarca tanto emissoras públicas quanto privadas. No caso das emissoras privadas, o governo pagará pelo tempo de inserção. As campanhas devem ocorrer entre dezembro de 2025 e março de 2026.

De acordo com o ministro, a medida é necessária para garantir a "participação cidadã para a efetiva melhoria da qualidade do gasto público" em emendas. Além disso, Dino afirma que a divulgação deverá considerar o "letramento digital", bem como abarcar "aqueles que não dominam os meios de busca".

A decisão ainda diz que a ideia foi aprovada em audiência pública com o Tribunal de Contas da União (TCU), a Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério da Gestão e Inovação em Recursos Públicos e a Advocacia-Geral da União (AGU).

Para justificar sua determinação, o ministro cita trecho da Constituição que diz que "a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social" (Artigo 37, parágrafo 1º).

VEJA TAMBÉM:

Entenda a decisão de Dino sobre emendas

Flávio Dino determinou que o governo federal adote padrões que permitam a transparência e rastreabilidade das emendas parlamentares. Logo após a determinação, definiu também que os estados e municípios devem adotar os mesmos padrões.

Os estados e municípios têm até dezembro de 2025 para adotar as medidas de transparência semelhantes aos padrões federais. Para monitorar o andamento da medida, Dino presidirá uma audiência em março de 2026.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.