Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Repercussão

Eduardo Bolsonaro: apesar de narrativas, “Tarifa-Moraes” segue em vigor

Eduardo Bolsonaro critica falta de resultados concretos após reunião de Lula com Trump.
Eduardo Bolsonaro critica falta de resultados concretos após reunião de Lula com Trump. (Foto: André Borges/EFE)

Ouça este conteúdo

"Nem tarifa tiraram", pontuou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao comentar a reunião entre o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O comentário foi publicado no X, em postagem desta segunda-feira (27).

Eduardo também lembrou dos vistos cancelados de autoridades brasileiras e das sanções por meio da Lei Magnitsky, duas medidas que ainda estão em vigor, apesar do encontro entre os presidentes. O deputado alega que nunca pediu tarifas contra o Brasil, mas que elas "vieram devido ao comportamento autoritário das instituições brasileiras", e atribuiu a isso o fato de terem apelidado a alíquota de "Tarifa-Moraes".

VEJA TAMBÉM:

"Anistia já", pede Eduardo Bolsonaro

Exilado nos Estados Unidos, o parlamentar terminou seu post pedindo "anistia já". De acordo com sua análise, não há o que comemorar, uma vez que Lula "só ajuda Moraes ao legitimar seu discurso, botar a AGU [Advocacia-Geral da União] para gastar o dinheiro do pagador de impostos contratando escritórios americanos e mandando seus tentáculos na mídia vender vitória quando na verdade não há o que comemorar (sic.)"

Eduardo Bolsonaro enfrenta uma ação no Supremo Tribunal Federal. Ele é acusado de coação no curso do processo, por supostamente articular punições contra autoridades brasileiras, a fim de obter resultados favoráveis na justiça a si e a seus aliados, sobretudo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Enquanto o processo avança, o governo brasileiro tenta reverter as tarifas de 50% aplicadas por Donald Trump contra o Brasil. O encontro entre Lula e Trump gerou elogios da esquerda e críticas da direita. Essa última, na esteira do que afirma Eduardo Bolsonaro, defende que, apesar do tom amistoso, não houve avanços concretos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.