i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Privilégios

Férias de dois meses para Judiciário e Ministério Público podem estar com os dias contados?

  • Brasília
  • 12/01/2020 19:33
Julgamentos do STF em 2020 começam em fevereiro.
Resolução de 2018 do CNJ mudou regras para auxílio-moradia a magistrados.| Foto: Agência Brasil

A proposta de reforma administrativa que o governo Jair Bolsonaro pretende apresentar ainda não chegou a sair do papel. Ao longo das últimas semanas de 2019, a divulgação do texto foi adiada em diversas ocasiões e o entendimento é que tanto o Palácio do Planalto quanto o Congresso aguardam um “momento positivo” para o início do trâmite da iniciativa. Mas ainda no início das especulações sobre o conteúdo do projeto do governo, um item chama atenção: a ideia de reduzir de 60 para 30 dias as férias dos membros do Poder Judiciário e do Ministério Público (MP).

A sugestão motivou uma nota por parte do procurador-geral da República, Augusto Aras, que na ocasião havia completado pouco tempo no cargo. No texto, ele dizia que a carga de trabalho dos membros do MP era “desumana” e que a redução das férias afetaria a qualidade do trabalho do órgão. Aras também provocou os outros poderes na nota: disse que “caso o Parlamento pretenda levar adiante a redução das férias, é provável que tenhamos que discutir, também, a necessidade de se estabelecer jornada de trabalho e férias de 30 dias para os membros dos Poderes Legislativo e Executivo”.

Atualmente, o Congresso conta com dois períodos de recesso, um no meio do ano e outro na transição entre dezembro e o início de fevereiro.

A ideia de reduzir as férias dos integrantes de Judiciário e MP acabou ganhando menos espaço nas especulações sobre a reforma administrativa. Temas como o fim da estabilidade, a ideia de redução de jornada com correspondente diminuição de salário e avaliações rígidas do desempenho de servidores obtiveram mais protagonismo. Mas propostas elaboradas pelo próprio Congresso podem fazer com que a diminuição das férias de Judiciário e MP voltem ao radar, ainda que fiquem de fora da reforma administrativa.

PEC de senador aborda venda de férias

Um dos projetos é de autoria do autoria do senador Carlos Viana (PSD-MG). Na justificativa da proposta de emenda à Constituição, Viana chama as férias adicionais de “situação esdrúxula e injustificável”. O texto aponta ainda que, em virtude da possibilidade das “vendas” das férias por parte de juízes e procuradores, o privilégio gera despesas elevadas ao orçamento público. Levantamento divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo verificou que as férias adicionais representam um custo de R$ 4 bilhões por ano.

Outra iniciativa que tramita no Congresso e que pode acabar com as férias de 60 dias é uma que faz parte de um projeto maior, cujo objetivo é eliminar os salários de funcionários públicos que superem o teto determinado pela Constituição, que é o vencimento de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta se originou no Senado, com autoria de um grupo de parlamentares de PSDB, MDB, PT, PL e PDT, atualmente está na Câmara e tem como relator o deputado Rubens Bueno (Cidadania-PR).

Parlamentares veem ambiente favorável para mudança

Membros do Congresso Nacional que conversaram com a Gazeta do Povo sobre o tema avaliaram que existe, atualmente, um ambiente no Legislativo favorável à tramitação desse tipo de proposta.

“Acredito que passa [a redução das férias]. Temos que avaliar questões técnicas, para não violarmos a autonomia dos outros poderes, mas o momento é oportuno para isso”, disse o senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

Ao longo de 2019, o Senado ensaiou uma “guerra” com o Judiciário: logo no início do ano parlamentares se mobilizaram para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar irregularidades no poder. A “Lava Toga”, como a CPI foi batizada, acabou não sendo instaurada, mas gerou movimentações ao longo de todo ano. E mais para o fim de 2019, os senadores voltaram a questionar o STF após a decisão da corte de impedir a prisão de condenados em segunda instância - o que levou à libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Integrante da oposição ao governo Bolsonaro, o líder do PCdoB na Câmara, Daniel Almeida (BA), também avalia que existe uma inclinação no Congresso à redução do privilégio. “Tem uma possibilidade de o Congresso se mobilizar para garantir esse tratamento isonômico aos servidores”, declarou. Almeida disse que os oposicionistas poderiam votar a favor do tema mesmo que a ideia faça parte da reforma proposta pela equipe de Bolsonaro: “nós vamos sempre analisar o mérito das proposições. A origem da ideia [por parte do governo] tem significado político, mas não é isso que deve merecer a nossa apreciação”.

Um obstáculo para que a iniciativa avance no Legislativo é o lobby dos membros das carreiras afetadas. O deputado Rubens Bueno diz existir um “lobby poderosíssimo” para combater a tramitação da proposta. Grupos de servidores públicos são habitualmente vistos no Congresso Nacional em ocasiões de votações de temas que interessem às suas categorias.

Deputados interpretam fala de procurador como provocação

A fala do procurador Augusto Aras de que a discussão sobre a redução das férias de Judiciário deveria motivar um debate sobre os recessos de Executivo e Legislativo foi interpretada por parlamentares como uma espécie de provocação.

Bueno definiu o posicionamento de Aras como “conversa fiada sem compromisso”. “Os parlamentares não ficam sem trabalhar por 60 dias. Mesmo quando o Congresso está em recesso, estamos viajando, atendendo a população. Nós ‘prestamos concurso’ a cada quatro anos e somos avaliados pelos eleitores, diferentemente deles, que prestam apenas uma vez e se garantem pela vida toda”, disse.

A paralisação nos trabalhos do Congresso é determinada pela Constituição. A Carta Magna especifica que os trabalhos de Câmara e Senado ocorrem anualmente “de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro”. Ou seja, abre caminho para dois períodos de folga, um no meio do ano e outro em todo o mês de janeiro e no fim de dezembro.

O senador Izalci Lucas avalia que também estas paralisações poderiam ser revistas. “Acho que é o momento oportuno para pensarmos nisso. Muitas votações ficam paradas, há muito o que ser feito”, apontou.

61 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 61 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Marcos Ctba

    ± 4 dias

    Judiciário e legislativo são coniventes, um sabe o que o outro precisa e ficam trocanso favores

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zé Mané

      ± 9 dias

      A grande caixa preta fechada a 7 chaves do Governo sempre foi o Judiciário! Ninguém, sabe, ninguém vê, ninguém fiscaliza! É o poder mais obscuro e inatingível do país!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • O

        Osmar Nascimento Costa

        ± 9 dias

        Chega de privilegios , todos os trabalhadores da iniciativa tem no máximo trinta dias de ferias (quando conseguem); empresário então NÃO SABE O QUE É ISSO; Então vem nos dizer que o serviço deles é estressante.......estressante é chegar final do mes e não saber como vai arranjar dinheiro para pagar seus colaboradores, é não saber se vai conseguir serviços/obras para o próximo mês.............nos poupe dessas delongas, acredito que 30 dias de férias é demais para quem é a "CASTA" da Sociedade Brasileira.............

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • S

          Sergio

          ± 9 dias

          Exemplos de exceção a regra de algumas classes de funcionários públicos é típico de país pobre e desigual. Se optar pela modernização da máquina pública, é preciso diminuir a desigualdade e retirar esses excessos. Não há justificativa para isso.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • E

            Edivaldo S

            ± 10 dias

            difícil entender, uma classe de funcionários públicos com tantos benefícios, auxílio moradia, auxílio terno, livro, etc... férias, recesso, feriados prolongados... salários altíssimo... será que merecem tudo isso pela qualidade de serviço que prestam....

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • F

              Freitas

              ± 10 dias

              IMAGINEM EM 2020 >>> O calendário do STF (Supremo Tribunal Federal) para 2019 estabeleceu 60 dias de férias coletivas para os ministros. Somados os feriados prolongados, a programação indicou 90 dias de folga no ano passado.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                MICHAEL GUSTAV ADOLF MULL

                ± 10 dias

                Coitados. Trabalham muito mais que os trabalhadores da iniciativa privada e tem uma lisura excepcional com o dinheiro público. Eles merecem muito mais: aposentadoria imediata com proventos proporcionais.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • E

                  Edivaldo S

                  ± 10 dias

                  trabalho desumano kkkkk

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • J

                    JAIME

                    ± 10 dias

                    Enquanto os deputados contam com cota mensal de R$ 111 mil para contratar até 25 “secretários parlamentares”, com salários que chegam a R$ 15,7 mil", conforme Gazeta de hoje, todas as reformas que se desenham atingem sempre o Judiciário e o MP, como uma claríssima represália da classe política corrupta contra a Justiça. Ah, um juiz e um promotor têm 1 assessor, que recebe 1/3 daquele valor.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • P

                      PHFR

                      ± 9 dias

                      Exatamente. E, como o povo é massa de manobra facilmente manipulável, o “inimigo” fica sendo o MP e o Judiciário.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Edson - Sítio Cercado

                    ± 10 dias

                    Aras defendendo suas regalias como um Juiz aliado do PT e PSDB. Tem que acabar já com Férias de 60 dias e também com qualquer indenização ou gratificação que passe do teto constitucional. NINGUÉM deve ter direito de ganhar mais que 39.000,00 por mês e sem exceção. São absurdos criados pelo Judiciário e pelo Legislativo. CHEGA.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • B

                      BS.

                      ± 10 dias

                      Deveriam privatizar o judiciário. Aí eu quero ver.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • D

                        Dark Knight

                        ± 10 dias

                        Os juizes nao tem como, mas a maquina toda... não me parece uma má ideia.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • B

                      BS.

                      ± 10 dias

                      Duvido, ainda mais com as coisas que eles sabem. Por isso as regalias. Isso não muda nunca, porque o Judiciário não é independente do Legislativo como deveria ser.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • M

                        mezz

                        ± 10 dias

                        Não querem perder a mamata das férias de 60 dias pq alegam que "trabalham muito". Mas, ué, se trabalham tanto, porque a maioria "vende" os outros 30 dias todo santo ano e não quer perder essa mamata (a qual nenhum servidor público comum tem direito)?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • E

                          Edson - Sítio Cercado

                          ± 10 dias

                          É só Juizes, Deputados e Senadores que tem estas mordomias de RECESSO DE 30 dias por ano mais férias... e os juízes é pior ainda pois são 60 dias de férias.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • F

                        Felipe Bugno

                        ± 10 dias

                        O sistema judiciário Brasileiro é o mais retrógrado dos três poderes.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • J

                          José Buffo Filho

                          ± 10 dias

                          É mais fácil um mamute passar pelo buraco da agulha do que acabar com as mamatas, os privilégios, os penduricalhos, as mordomias e a falta de vergonha do judiciário. A cada dia um novo palácio de mármore é construído para alojar os nobres. A cada dia mais canapés, lagostas e brioches são incorporados ao cardápio. Férias de 3 meses? Ora, isso é drink pequeno. As tetas mais cobiçadas do serviço público. E as que menos devolvem ao povo sofrido e injustiçado. Quando crescer, quero ser juiz. Que nem o Sérgio Moro.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          2 Respostas
                          • E

                            Edson - Sítio Cercado

                            ± 10 dias

                            Só tem um ERRO aí pois Sérgio Moro não é juiz.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • A

                            Alex

                            ± 10 dias

                            Moro não é mais juíz...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • M

                          mbp75

                          ± 10 dias

                          O trabalho é desumano?! Vem para a iniciativa privada!! Não tá feliz com o trabalho?! Tenho certeza que tem muita gente com vontade de trabalhar no judiciário e no MP mesmo com "só" 30 dias de férias!!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          2 Respostas
                          • E

                            Edson - Sítio Cercado

                            ± 10 dias

                            Fabiano: Você não entendeu... Ele quis dizer que se não tá satisfeito saia e venha para iniciativa privada.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Fabiano

                            ± 10 dias

                            É só prestar concurso. Vagas ainda existem aos montes. Não precisa nenhum juiz sair, para você, ou qualquer outro interessado, entrar.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • D

                          Dark Knight

                          ± 10 dias

                          Diminuir os benefícios (principalmente os não justificáveis e corporativistas) e aproximar o estado de uma empresa eficiente é uma meta que precisa ser perseguida constantemente.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • C

                            Caroline Fileti Brun

                            ± 10 dias

                            Concordo com a reforma!!! O trabalho deles não é melhor que o nosso. Já ganham muito bem!!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Marcos Chatinho

                              ± 10 dias

                              Ai que gostoso férias de 2 meses, não ter patrão, não precisar levar desaforo pra casa, não ter que dar satisfação pra ninguém e o mais gostoso: receber muito dinheiro, por dentro e por fora. Bebem vinho caro, comem bem, tem empregados (pagam muito mal e levam desaforo pra casa!). Democracia é bom para o Judiciário e Ministério Público. Eeeei vidão de marajá.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • Z

                                Zyss

                                ± 10 dias

                                Isso é vagabundagem pura....

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • L

                                  leonardo

                                  ± 10 dias

                                  Pra que servem o Judiciário e o MP?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • D

                                    Dark Knight

                                    ± 10 dias

                                    Veja estes links: shorturl.at/hipO4 shorturl.at/dxC34

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  Fernando Cavalcante

                                  ± 10 dias

                                  Para todos, ou para ninguém.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • K

                                    Klin

                                    ± 10 dias

                                    O privilégio de 60 dias de férias, que na realidade se transformam facilmente em 120 dias por ano, contados os recessos e feriadões além dos escapes esporádicos deve acabar e de uma maneira rápida. É o Fim dos tempos continuar com a morosidade e dispêndio de recursos com o judiciário e ministério público.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      ADRIANA M

                                      ± 10 dias

                                      Se o ilustre PGR avalia como desumana a carga de trabalho dos membros do MP, mesmo considerando o elevado salário, acrescido de vantagens nem sempre fundadas na moralidade, e com 60 dias de férias, imagino o que diria se visitasse um escola de periferia, uma unidade de saúde, uma delegacia de polícia e ficasse sabendo que estes profissionais ganham péssimos salários, labutam em condições de trabalho muitas vezes inadequadas e nem sonham com os privilégios do MP ou da Magistratura.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Marco Antonio da Costa Sousa

                                        ± 10 dias

                                        Pessoal, saibam que o privilégio de 60 dias de férias é APENAS para juízes e procuradores. Nenhuma outra categoria de servidores públicos têm esse privilégio. São 30 dias de férias como todos os demais.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        1 Respostas
                                        • P

                                          Pindorama

                                          ± 4 dias

                                          Mas os funcionários do judiciário também não trabalha no recesso e ainda gozam licença prêmio: 60 dias a cada 5 anos!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • F

                                        Formighieri

                                        ± 10 dias

                                        Da última vez, em 2018 no governo Temer, foi cortado o auxílio moradia dos juízes de R$ 4.377,73 e em seguida receberam aumento de 16,38% de R$ 33,7 mil para R$ 39,2 mil. ESSA CLASSE NUNCA SAI PERDENDO.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • R

                                          Rafael

                                          ± 10 dias

                                          Porque será que o serviço público é sonho de tanta gente?

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • K

                                            Karpeno

                                            ± 10 dias

                                            Informatiza, automatiza, coloca todo o sistema na nuvem, tudo o que pode, terceiriza tudo o que pode, remove um monte de benefícios, implementa a meritocracia, implementa medidas que incentivam o bom caráter dos fiscais, remove a existência de cartórios físicos, coloca a participação virtual do povo em locais de votação parlamentar. Estado precisa pensar mais como Empresa Privada que precisa evoluir para não morrer.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • A

                                              Alex Fox

                                              ± 10 dias

                                              As justificativas para defender os 60 dias de férias são ridículas. Se não estão contentes com 30 dias de férias podem pedir exoneração e trabalhar na iniciativa privada, ninguém está obrigando a ficar no cargo.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • C

                                                Celso Vinotintto

                                                ± 10 dias

                                                Se são servidores públicos, suas funções são atender os direitos do povo. Se o povo trabalhador tem apenas 30 dias de férias, por que eles têm direito a 60? Então, ou 60 dias de férias para o trabalhador, também, ou 30 para todos. Mas, como aqui é o país da corda bamba, o povão cai sempre do lado errado...

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • R

                                                  RoCS

                                                  ± 10 dias

                                                  Vale lembrar que cada Juiz ou Procurador, tem pelo menos 1 assessor exclusivo, fazendo o trabalho dele - cargo em comissão. É muito privilégio para essa elite. que na prática, pouco retribui.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  1 Respostas
                                                  • M

                                                    mezz

                                                    ± 10 dias

                                                    Quando juiz entra de férias o assessor continua trabalhando, fazendo o trabalho do juiz. Quando o juiz acumula outras comarcas, recebe adicional, o assessor não. kkkkkkk

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • A

                                                  Alessandra

                                                  ± 10 dias

                                                  Tomara, mas acho q não vai pra frente.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • A

                                                    André

                                                    ± 10 dias

                                                    Expectativa: na guerrinha entre legislativo e judiciário, impõe se 30 dias de férias a todos e pronto. Realidade: vão resolver tudo num acordão e no final, todo mundo com 60 dias, penduricalhos e um poder lambendo o outro. E o trabalhador que ganha salário mínimo pagando a conta.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • J

                                                      JF

                                                      ± 10 dias

                                                      30 dias pra todo mundo em fim de papo!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      1 Respostas
                                                      • L

                                                        Luiz Henrique de Almeida Coelho da Paz

                                                        ± 10 dias

                                                        Não nos esqueçamos que o Legislativo e o Judiciário chegam em Brasília na terça-feira e vão embora na quinta. São dois dias na semana flanando. Há que computar isso também.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • B

                                                      BENEDITO APARECIDO TUPONI JUNIOR

                                                      ± 10 dias

                                                      No mínimo tem que estabelecer a igualdade entre iniciativa pública e privada. Não existe nenhuma classe que mereça privilégios no Brasil. Ou 30 dias para todo mundo, ou 60 dias para todo mundo.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      1 Respostas
                                                      • A

                                                        Alex Fox

                                                        ± 10 dias

                                                        Os servidores públicos, em geral, tem 30 dias de férias como a iniciativa privada. Apenas juízes, promotores e algumas excelências como juízes de tribunais de contas de estados tem 60 dias de férias.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • E

                                                      Eden Lopes Feldman

                                                      ± 10 dias

                                                      E lembrem-se que congressistas dificilmente trabalham nas segundas e sextas e juntamente com os membros do poder judiciário possuem o "direito" de "emendar feriadões". Precisamos destes ajustes no serviço público, começando por estes dois importantes grupos.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • S

                                                        Samir Arabi

                                                        ± 10 dias

                                                        Regras iguais para todos. O servente de pedreiro ganha um salário mínimo, trabalha de sol a sol e não reclama. Se com todos esses previlégios ainda reclamam que trabalham muito e ganham pouco, é muito simples de resolver : Peçam demissão e venham para a iniciativa privada.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • D

                                                          DG

                                                          ± 10 dias

                                                          Esse privilégio para os cargos mais bem pagos do serviço público é um tapa na cara da sociedade. Senhor Procurador-Geral da República, para o senhor saber o que é um salário desumano, seja policial, professor, médico do SUS por um dia. E ganhe o salário deles. Vergonha dessa classe sangue suga.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • J

                                                            JOSMAR PORTUGAL VAZ

                                                            ± 10 dias

                                                            Todos são iguais perante as leis. Um mês de férias está dentro do normal. São folgados esses funcionários públicos. Basta de previlégios.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • S

                                                              Sebastião Ricardo Mascarenhas Carneiro

                                                              ± 10 dias

                                                              As férias tem que ser igual a de todo trabalhador; 30 dias. Simples assim.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • N

                                                                NJB

                                                                ± 10 dias

                                                                Este é um privilégio que deve acabar pois, quando se chega a conclusão que o judiciário está entupido de processos ninguém comenta que não trabalham também.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • V

                                                                  Vinicius

                                                                  ± 10 dias

                                                                  Por este motivo é sempre bom trocar os governantes: para tirar da zona de conforto certas categorias e seus privilégios. Bastou trocar de governo o assunto voltou à pauta.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • G

                                                                    Gabriel Schneider

                                                                    ± 10 dias

                                                                    O que atrapalha o Brasil é o próprio estado brasileiro.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • M

                                                                      Maquiavel

                                                                      ± 10 dias

                                                                      Acreditei que isso vai acontecer... kkkkkkk

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • E

                                                                        Edivaldo Santos

                                                                        ± 10 dias

                                                                        Nada justifica essa excrescência! Depois reclamam que tem muitos processos, é claro, não trabalham e quando trabalham ficam discutindo o sexo dos anjos, ao invés de serem mais objetivos. Basta!!! #ReformaadministrativaJá

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • J

                                                                          JOSMAR PORTUGAL VAZ

                                                                          ± 10 dias

                                                                          Todos são iguais perante as leis. Um mês de férias está dentro do normal. São folgados esses funcionários públicos. Basta de previlégios.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • P

                                                                            Pedro Maome Machado

                                                                            ± 10 dias

                                                                            Privilégio injustificável e mais uma farra do judiciário e mp, até quando????

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • C

                                                                              CARLOS RF

                                                                              ± 10 dias

                                                                              Não justifica férias tão longas. A fila anda e estes recessos emperram os interesses dos cidadãos que precisam dos respectivos serviços.

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              1 Respostas
                                                                              • M

                                                                                mezz

                                                                                ± 10 dias

                                                                                Vai num cartório judicial qualquer pra ver se tem algum juiz trabalhando em janeiro...

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                            Fim dos comentários.