A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), cobrou nesta quarta-feira (23) “ações concretas” do governo Lula para ajudar Cuba em meio aos estragos causados pelo furacão Oscar.
“Cuba precisa urgentemente de solidariedade ativa, em meio a uma grave crise de energia e a passagem de um furacão devastador”, disse a deputada federal no X.
Ela destacou que o país sofre há 60 anos um “bloqueio econômico cruel” imposto pelos Estados Unidos. Em setembro de 2023, o presidente Lula (PT) afirmou que Cuba é “vítima de um embargo econômico ilegal”.
“Mesmo sofrendo seis décadas com um bloqueio econômico cruel, imposto pelos EUA, o povo cubano sempre deu a mão a quem precisa, inclusive a nós, no Brasil. É hora de retribuir com doações de alimentos, roupas, dinheiro, o que for possível”, disse.
A diplomacia brasileira tem histórico de oposição a embargos econômicos, entretanto, em 2019, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), votou a favor do embargo econômico, comercial e financeiro a Cuba durante a Assembleia Geral da ONU.
Apesar da aliança entre Lula e o ditador cubano, Miguel Díaz-Canel, a presidente do PT cobrou ações mais contundentes do governo federal para apoiar Cuba. “E nosso governo também precisa entrar nessa corrente, com ações concretas”, escreveu ela”, acrescentou Gleisi.
Lula e Díaz-Canel se reuniram em pelo menos três ocasiões no ano passado: durante a cúpula da Celac, em Buenos Aires, em janeiro; em Paris, em junho; e após a Cúpula de Chefes de Estado e Governo do G77 + China, realizada em Havana, em setembro.
Campanha do PT para Cuba
Na publicação, a deputada também fez um apelo aos seguidores para que participem de uma campanha do PT que está arrecadando alimentos, roupas e outros itens. Em nota, o partido afirmou que a ação, chamada “Ajude Cuba a se reerguer”, busca auxiliar um país que sempre “estendeu sua solidariedade ao mundo”.
“Além de coletar roupas, pilhas, itens de higiene e alimentos em postos estabelecidos no Rio de Janeiro, em Porto Alegre, em Niterói, em Vitória e em Maricá, a campanha também é para doações em dinheiro”, disse o PT. Os valores arrecadados serão passados diretamente para a Câmara Empresarial Brasil-Cuba.
Estragos causados pelo furacão Oscar em Cuba
Oscar, que atingiu o solo como um furacão de categoria 1 (do total de 5) na escala Saffir-Simpson e foi rebaixado para tempestade tropical pouco depois, causou graves danos em Cuba devido às fortes chuvas e à baixa velocidade de deslocamento.
Até o momento, foram registradas pelo menos sete mortes, milhares de pessoas tiveram que sair de casa, mais de mil casas estão danificadas. Houve danos à infraestrutura do Estado – incluindo comunicações e eletricidade – e ao setor agrícola que ainda não foram avaliados. (Com Agência EFE)
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião