O governo federal pretende lançar nos próximas dias um novo sistema de alerta para desastres naturais mais “intruvisos” em celulares. A informação foi antecipada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, do ministro Waldez Goés, ao G1.
De acordo com a pasta, o programa deve se chamar “cellbroadcast” e servirá para emitir alertas de desastres naturais, por meio de uma notificação com alerta sonoro em destaque na tela do celular. O novo sistema também deve sobrepor mensagens de outros aplicativos, diferente de como é feito atualmente.
O plano para funcionamento do aplicativo está sendo elaborado pelo Ministério das Comunicações e os agentes da Defesa Civil deverão passar por um treinamento.
Segundo a pasta, não será necessário cadastro prévio por parte dos usuários. Os alertas serão enviados para aparelhos localizados em um perímetro com risco de desastres.
O novo sistema de alerta vem sendo apontado como prioridade, após os fortes estragos causados pelas chuvas no Rio Grande do Sul. De acordo com os últimos dados da Defesa Civil, divulgados na manhã desta segunda (6), já são mais de 121 mil desalojados e 83 mortes confirmadas.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião