O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, se reuniu nesta quarta-feira (15) com deputados da oposição que cobraram explicações sobre a investigação de fake news relacionadas a tragédia causada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. A investigação foi aberta na semana passada a pedido do governo Lula.
Os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Paulo Bilynskyj (PL-SP) e a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Caroline De Toni (PL-SC), encontraram o ministro no Palácio da Justiça.
Após a reunião, Eduardo disse estar convencido de que a investigação foi articulada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, e não por Lewandowski.
Segundo o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lewandowski "alegou que não partiu dele iniciativa para investigar parlamentares e cidadãos devido a postagens em redes sociais, mas que tinha o dever de tocar adiante o pedido para investigar vindo do ministro Paulo Pimenta sob risco de prevaricar".
"Na minha opinião, se dependesse do MJ [ministro da Justiça] esta investigação jamais teria se iniciado. Porém, o governo Lula conta com ministros altamente ideológicos como Paulo Pimenta, que pretendem aniquilar a oposição censurando todos os críticos de Lula sob a esfarrapada desculpa de fake news - que o SBT, Governador Jorginho Mello [de Santa Catarina] e todo o Brasil sabemos que não são mentiras", disse o deputado no X.
Investigação tramita em sigilo no STF
No último dia 7, Pimenta acionou a Polícia Federal, subordinada ao Ministério da Justiça, e a Advocacia-Geral da União contra supostas fake news sobre ações do governo federal no Rio Grande do Sul.
O caso chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) na última sexta (10) porque algumas postagens foram feitas por Eduardo Bolsonaro e pelo senador Cleitinho (Republicanos-MG), ambos têm foro privilegiado na Corte.
Segundo o deputado, Lewandowski disse confiar no "trabalho técnico da PF e reafirmou sua postura de jamais interferir no órgão". Eduardo relatou ainda que a "reunião foi boa para distensionar e, em que pese discordar da política de segurança pública do MJ, tenho clareza ao distinguir as condutas" de Lewandowski e Pimenta.
- Governo usa “combate a fake news” para calar críticos sobre sua atuação no RS
- Oposição rebate investigação do governo contra “Fake News” em tragédia no RS
- Medida do governo Lula para punir “fake news” sobre ação no RS não é legítima, diz jurista
- “Não existe crime de Fake News no Brasil”, diz jurista em referência ao governo
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião