O ministro Ricardo Lewandowski (Justiça) pediu nesta quinta (14) que a chamada “cláusula democrática” do acordo que estabelece o Mercosul seja reforçada. O pedido ocorreu um dia depois das explosões registradas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional.
“Estes lamentáveis episódios nos fazem pensar que, mais do que nunca, é preciso reforçar a cláusula democrática que está inscrita em nossos tratados fundantes que dão a base a essa associação do Mercosul, mediante instrumentos legais e ações coordenadas que lhe deem efetividade e que impeçam retrocessos institucionais”, disse durante um encontro com representantes do bloco econômico.
Horas depois das explosões, o Ministério da Justiça publicou uma nota assinada pelo ministro afirmando que as forças federais de segurança estavam acompanhando o caso para “assegurar o pleno funcionamento dos Poderes constituídos”.
Também apontou que a Polícia Federal trabalha para elucidar “com celeridade” a motivação das explosões.
No final da manhã desta quinta (14), o diretor-geral da PF, Andrei Passos Rodrigues, afirmou que a autoridade trata do ato como suspeita de terrorismo, e vê possível ligação com os atos de 8 de janeiro de 2023.
“Nossas equipes antiterrorismo estão atuando no caso”, disse reforçando que o inquérito está sob sigilo. O diretor da PF afirmou ainda que há indícios de planejamento de longo prazo e que será investigado se o autor dos ataques, Francisco Wanderley Luiz, participou do 8/1.
“Essa pessoa já esteve outras vezes em Brasília. Inclusive, segundo relatos de familiares, estava em Brasília no começo do ano de 2023. Ainda é cedo dizer se houve participação direta nos atos de 8 de janeiro, mas a investigação apontará”, emendou.
Lula estreita laços, mas evita principal projeto da China; ideia é não melindrar os EUA
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
A postura “lacradora” do Carrefour na França e a reação do agro brasileiro
STF e Governo Lula se unem para censurar as redes sociais; assista ao Sem Rodeios
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião