O líder do maior bloco de partidos da Câmara, deputado Elmar Nascimento (Uniao-Ba), tem intensificado a campanha pela sucessão da presidência da Câmara em busca de apoio do Partido dos Trabalhados (PT).
Na manhã desta quinta-feira (17), ele se reuniu com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e logo depois participou de um evento com o presidente Lula em Salvador.
”Diálogo e parceria são fundamentais para seguimos firmes no compromisso de trabalho pelo Brasil”, escreveu o parlamentar nas redes sociais sobre o encontro com Padilha.
Nos últimos dias, ele também participou de reuniões com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), metalúrgicos, e os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).
Fontes próximas de Elmar disseram que ele resolveu intensificar a proximidade com o PT, após perceber que a bancada ainda está dividida sobre o futuro comando da Câmara.
O presidente Lula já deu sinais que não pretende opinar sobre as eleições no Congresso Nacional. Nesta quinta (17), ele reafirmou que “não vai se meter” na escolha do sucessor de Lira.
A bancada do PT pretende se reunir com candidatos na disputa, antes de definir uma posição oficial. Por outro lado, o presidente da maior bancada da Câmara, Valdemar Costa, afirmou que o PL irá apoiar o candidato que der prioridade ao PL da Anistia, com extensão ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Elmar Nascimento vinha sendo apontado como o preferido do presidente Arthur Lira (PP-AL), mas a preferência de Lira mudou depois que o líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), entrou na disputa.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião