Ouça este conteúdo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou para um nível menos intenso de cuidados no internamento a que está submetido no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, de acordo com o boletim médico divulgado no final da manhã desta sexta (13).
Ele estava sob cuidados intensivos desde a madrugada de terça (10), quando foi submetido a um procedimento para drenar um sangramento na membrana entre o cérebro e o crânio. Lula ainda passou por uma intervenção de baixa complexidade na quinta (12) para prevenir novos hematomas.
“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sob cuidados semi-intensivos. Segue lúcido e orientado, alimentou-se normalmente e realizou caminhada pelos corredores”, diz o boletim médico.
O boletim não aponta se o presidente saiu da UTI e foi para um quarto. No entanto, de acordo com o dr. Roberto Kalil Filho disse na quinta (12), ele poderia permanecer na unidade mesmo com um cuidados menos intensivos. A redução do monitoramento já estava prevista para esta sexta (13) pela equipe médica.
O médico do presidente informou que, apesar da segunda intervenção realizada na quinta (12), ele deve ter alta no começo da próxima semana e retornar a Brasília na segunda (16) ou na terça (17). No entanto, Lula deverá manter uma frequência "relativa" de repouso para retornar aos poucos à atividade normal -- atividades físicas seguem adiadas por mais algum tempo.
"[O procedimento] não atrasou nem um pouco a programação dos próximos dias e, dependendo da evolução do presidente, deverá ter alta no começo da semana", ressaltou Kalil Filho.
O médico Marcos Stavale, que faz parte da equipe, afirmou que Lula "está neurologicamente perfeito, ótimo, conversando".
Lula está no internamento acompanhado apenas da primeira-dama, Janja da Silva. A equipe médica proibiu visitas de pessoas que não sejam da família – nem mesmo assessores estão permitidos.
Desde que foi internado, Lula não teve nenhuma imagem divulgada. Mas, Janja publicou uma fotografia antiga para informar que ele "está muito bem" e que "em breve estaremos em casa".
“O presidente e eu estamos felizes pela certeza que mais uns dias essa página estará virada e ele plenamente recuperado. A equipe médica nos atualiza e tranquiliza a todo instante, e eu sigo ao lado do meu amor a cada hora de sua recuperação”, disse Janja na postagem.