Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Governo

Lula diz que indígenas “têm o direito de reivindicar e conquistar” terras no país

Lula e cacique Raoni
Ao lado do cacique Raoni, presidente afirmou que indígenas ocupavam 100% das terras brasileiras antes do descobrimento. (Foto: reprodução/Canal Gov)

Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta (4) que os povos indígenas brasileiros "têm o direito de reivindicar" terras no país mesmo sob a reclamação de que já possuem 14% de áreas do território nacional.

Ele participou de uma cerimônia na Terra Indígena Capoto/Jarina, no Mato Grosso, que condecorou o cacique Raoni Metuktire com a medalha Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito.

“Os que reclamam que os indígenas têm muita terra no Brasil, o equivalente a 14% do território nacional, não devem se esquecer que, um dia, os indígenas tinham todo 100% do território nacional. Portanto, vocês têm direito de reivindicar, brigar e conquistar quantas terras for necessário pra manter o povo indígena, sua cultura e tradição”, disse na cerimônia.

VEJA TAMBÉM:

A crítica aos que supostamente reclamam da quantidade de terras indígenas no Brasil foi precedida de um discurso lido em que enalteceu os povos pela proteção à floresta, como um importante apoio no enfrentamento às mudanças climáticas. Também aproveitou a ocasião para dizer que o governo trabalha para garantir os direitos dos povos, com a demarcação e a homologação de mais áreas.

“Assegurar os direitos indígenas é prioridade absoluta, e estamos trabalhando nesse sentido, demarcando e homologando terras, retirando não indígenas e combatendo o crime organizado em processos de desintrusão dos territórios”, pontuou.

Ainda no discurso lido, Lula elogiou o trabalho desenvolvido pelo cacique Raoni, reconhecido internacionalmente, e afirmou que os povos indígenas são um dos principais auxiliares no cumprimento da meta do governo de zerar o desmatamento ilegal na Amazônia até 2030.

VEJA TAMBÉM:

O presidente ainda reconheceu que a implementação de políticas aos povos indígenas é lenta e que “ainda há muito a ser feito”, mas que as políticas de governo “convergem nesse sentido de assegurar integralmente os direitos indígenas”.

“Sempre enfrentando os desafios que são muitos e precisam ser tratados de forma negociada, com dialogo e transparência. E vale lembrar: não fazemos mais do que garantir o que há na Constituição”, completou.

Lula ainda citou que, em 525 anos desde o descobrimento, seu governo é o primeiro a ter uma ministra indígena – Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas – e integrantes nas direções da Funai e da Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.