O pai do jornalista australiano Julian Assange, preso no Reino Unido onde responde a 18 acusações por espionagem, teve um encontro com um dos ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã desta terça (22), no Palácio do Planalto.
John Shipton se reuniu com o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social (Secom), para “agradecer” o apoio que Lula tem dado em prol do ativista fundador do site WikiLeaks. Assange pode ser extraditado aos Estados Unidos onde vai responder pelo vazamento de mais de 700 mil documentos classificados de operações americanas no Afeganistão e no Iraque, entre outros.
“Lula tem sido um advogado e um amigo formidável. A postura do presidente Lula é muito importante para mim. É um grande conforto para a nossa família”, disse Shipton a Pimenta, que ligou para Lula para avisar da presença no Palácio do Planalto.
Lula está em viagem à África do Sul participando da Cúpula dos Brics até quinta (24). O presidente já manifestou apoio a Assange diversas vezes, dizendo que a prisão “vai contra a defesa da democracia e da liberdade de imprensa”, e que o ativista “fez um importante trabalho de denúncia de ações ilegítimas de um Estado contra o outro”.
“Sei da importância de ele estar na reunião do BRICS, então agradeço ao ministro a generosidade, em meu nome e do Julian. Desejo tudo de melhor para o futuro do Brasil e que em breve a gente possa celebrar”, completou Shipton na visita.
O pai de Assange veio ao Brasil para a pré-estreia do filme "Ithaka – A Luta de Julian Assange", e viajará a Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife nos próximos dias para divulgar a produção.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião