O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe todos os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para um jantar nesta quarta-feira (18), no Palácio do Alvorada, residência oficial da presidência. De acordo com o jornal O Globo, os ministros Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) e Ricardo Lewandowski (Justiça) também participam do encontro.
O jantar com ministros do STJ acontece às vésperas da indicação para duas vagas em aberto no órgão desde que as ministras Laurita Vaz e Assusete Magalhães se aposentaram. Uma das vagas é destinada a desembargadores dos Tribunais Regionais Federais (TRF) e a outra a integrantes do Ministério Público.
Lula é o responsável por escolher os nomes que ocupam as vagas, mas o processo não depende apenas dele, como acontece com as indicações ao Supremo Tribunal Federal (STF). No caso Superior Tribunal de Justiça, os candidatos à vaga passam por um filtro dos próprios ministros, que selecionam três nomes para serem entregues ao presidente da República e só então a indicação é feita.
A eleição interna para definir as duas listas tríplices está marcada para o dia 15 de outubro. Após a entrega das listas e escolha do presidente, os nomes selecionados são sabatinados e precisam ser aprovados pelo Senado Federal para ocupar o posto. A indicação deve ser o tema do jantar de Lula com os ministros nesta quarta.
O encontro acontece ainda poucos dias após Lula fazer críticas à "supremacia branca" do Judiciário. “Esses dias fui na posse de um ministro num tribunal, era uma supremacia branca que não tem nada a ver com a realidade brasileira. Não tem nada a ver”, disse o chefe do Executivo ao discursar na formatura do Instituto Rio Branco, no Itamaraty, nesta segunda-feira (16).
Apesar de não ter especificado sobre qual órgão se referia, a suspeita é que tenha sido o STJ. Lula participou da cerimônia de posse do ministro Mauro Campbell para o cargo de Corregedor Nacional de Justiça, no último dia 3 de setembro. O evento aconteceu no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e contou com a presença de ministros de tribunais superiores, como STF.
O mandatário também esteve na solenidade de posse do ministro Herman Benjamin, que assumiu a presidência do STJ, realizada em 22 de agosto.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião