O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, neste sábado (10), com lideranças indígenas do Mato Grosso do Sul após escalada de tensão entre povos originários e produtores rurais na região. Encontro também contou com presença de ministros.
O mandatário brasileiro se reuniu com lideranças indígenas Guarani-Kaiowá ao lado dos ministros Márcio Macêdo, da Secretaria Geral; Sônia Guajajara, dos Povo Indígenas; Paulo Pimenta, que atualmente coordena a secretaria de Reconstrução do Rio Grande do Sul e a deputada federal Joenia Wapichana, presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Desde meados de junho, grupos indígenas reivindicam a conclusão do processo demarcatório de áreas ocupadas por produtores rurais, que têm reagido às tentativas de invasão.
De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), “as ocorrências evidenciam a insegurança jurídica vivenciada há décadas no estado, resultante da falta de uma resposta definitiva, por parte do Poder Público”.
Na última semana, uma comitiva do governo federal chegou a viajar até o estado do Mato Grosso do Sul para acompanhar a situação e debater medidas preventivas. O ministro da Justiça e Segurança, Ricardo Lewandowski, autorizou ainda o envio de agentes da Força Nacional de Segurança Pública para preservar a ordem e a integridade em aldeias indígenas do Cone Sul e regiões fronteiriças do estado.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião