Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Redução da criminalidade

Magno Malta quer ouvir Bukele na CPI do Crime Organizado no Senado

Magno Malta quer ouvir Nayib Bukele na CPI do Crime Organizado do Senado. (Foto: Rodrigo Sura / EFE)

Ouça este conteúdo

O senador Magno Malta (PL-ES) apresentou um requerimento para convidar o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, para ser ouviro na CPI do Crime Organizado no Senado Federal. O pedido incluiu também uma visita oficial a El Salvador, com o objetivo de conhecer de perto as políticas de segurança pública e combate às facções criminosas que transformaram o país em um dos mais seguros das Américas.

Para Magno Malta, o caso salvadorenho é “um dos mais expressivos de redução da criminalidade no mundo contemporâneo”. Para ser ouvido, além da aprovação do requerimento é necessário que o Ministério das Relações Exteriores faça um convite formal para que o chefe de Estado venha ao país. Bukele também precisa aceitar o convite.

VEJA TAMBÉM:

Ex-marqueteiro político, Nayib Bukele conquistou projeção internacional ao reduzir drasticamente os índices de violência e corrupção em El Salvador. Em 2015, o país registrava 106 homicídios por 100 mil habitantes, uma das maiores taxas do planeta. Dez anos depois, o número caiu para 1,9 por 100 mil, com 114 assassinatos em todo o ano de 2024.

Hoje, o país, que antes dominado por gangues é considerado um dos mais seguros da América Latina.

A CPI do crime vai investigar a estrutura, expansão e o funcionamento do crime organizado, com ênfase na atuação de milícias e facções criminosas – principalmente o PCC e o Comando Vermelho.

A iniciativa ocorre em um momento em que o Congresso Nacional tem intensificado o debate sobre segurança pública. Câmara e Senado vêm aprovando projetos que endurecem penas e ampliam tipos penais, enquanto o Supremo Tribunal Federal busca impor limites à letalidade policial, por meio da ADPF 635, conhecida como “ADPF das Favelas”.

Ao todo, a CPI do Crime Organizado é composta por 11 senadores titulares e 11 suplentes, com prazo inicial de 120 dias de atuação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.