A ministra do Meio Ambiente e do Clima, Marina Silva, deverá prestar esclarecimentos sobre o recorde de queimadas no Brasil nas comissões de Meio Ambiente do Senado e da Câmara dos Deputados.
Ambas comissões aprovaram nesta terça-feira (28) um convite direcionado a ministra, após o avanço de incêndios no último final de semana que criou um enorme corredor de fumaça por vários estados brasileiros.
Na Câmara, o pedido foi apresentado pelo presidente do colegiado, o deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF). Segundo o deputado, a ministra já aceitou o convite e a audiência ocorrerá no dia 10 de setembro.
“A ministra tem de prestar contas ao Parlamento e à sociedade daquilo que o governo federal está fazendo para resolver o problema e para que isso não aconteça nos próximos anos”, declarou Prudente.
Já no Senado, o convite foi apresentado pela senadora Leila Barros (PDT-DF). Para ela, a presença da ministra é importante em meio “aos incêndios e as queimadas que têm atingido proporções alarmantes, afetando vastas áreas de florestas e biomas como a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal, além de áreas de agricultura e pecuária”.
Recorde de queimadas
De acordo com o sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre 1º de janeiro e 23 de agosto, o país registrou mais de 102.670 focos de queimadas. Esse é o maior número registrado em período equivalente nos últimos 14 anos. Desde 2010, quando 114.265 focos foram registrados, não havia tantas queimadas neste período no país. Somente a região da Amazônia Legal é responsável por mais de metade desses focos.
Os estados que mais têm focos de queimada no mês de agosto são Mato Grosso, com 19,3% do total, Pará (19,1%), Amazonas (14,5%), Mato Grosso do Sul (8,5%), São Paulo (7,1%), Rondônia (6,1%), Minas Gerais (4,4%), Maranhão (3,9%), Tocantins (3,6%) e Acre (2,7%).
Em meio a alta de queimadas pelo país, a Polícia Federal abriu 31 inquéritos para investigar suspeitas de incêndios criminosos no país.
Ao todo, 29 inquéritos são sobre ocorrências na Amazônia e no Pantanal. Outras duas investigações envolvem São Paulo, que tem 48 municípios em alerta máximo de queimadas.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião