Diferente do que afirmou o ex-presidente e ex-senador, José Sarney (MDB), no início da semana, o ministro do Empreendedorismo, Márcio França (PSB), disse que o MDB está nas mãos da oposição e não estará ao lado do presidente Lula (PT) em 2026.
“O MDB está na Prefeitura de São Paulo e está no governo de São Paulo. E essa somatória, a Prefeitura de São Paulo e o governo de São Paulo, eles se juntarão para montar o ovo da serpente que virará o adversário do Lula na próxima eleição”, afirmou o ministro em entrevista concedida à CNN Brasil, nesta segunda-feira (11).
De acordo com França, apesar da simpatia de alguns integrantes do MDB no Nordeste a Lula, o controle do partido está nas mãos de aliados da oposição.
“O MDB está na mão do Tarcísio [governador de São Paulo], por sua vez está na mão do Kassab, do Valdemar [Costa Neto]. É uma opção, eu acho que é legítimo, mas esse grupo estará contra a gente na próxima eleição”, disse Márcio França.
Sarney sinalizou apoio do MDB a Lula
Em sentido contrário ao que tem sido demonstrado pelo prefeito reeleito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), o ex-presidente, José Sarney, disse que o MDB não deve ficar ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2026.
Para Sarney, o MDB deverá apoiar uma eventual candidatura do presidente Lula (PT) à reeleição.
A declaração foi dada durante entrevista concedida ao jornal O Estado de São Paulo (Estadão), neste domingo (10).
“Sou amigo pessoal do Lula, gosto muito dele. De maneira que, se o Lula for candidato, sou da opinião que nós devemos apoiar o Lula. E ele está fazendo um bom governo, não tá? Tá. Como sempre fez em outros mandatos. O Lula tem uma grande presença, veio da classe trabalhadora e representa a visão da população”, disse Sarney.
“Ele [Lula] foi o homem que estendeu a participação de todas as classes no governo. Se não fosse a democracia, o Lula não seria candidato a presidente. Mas com a democracia, fomos capazes de chegar a ter um presidente recrutado na área dos trabalhadores do país”, completou.
Ao falar sobre o apoio a Bolsonaro empenhado pelo prefeito de São Paulo, Sarney lembrou que o MDB tem três ministérios no governo Lula.
A sigla comanda as pastas do Planejamento, com Simone Tebet; de Cidades, com Jader Filho; e de Transportes, com Renan Filho.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião