O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, deve acompanhar o desfile cívico-militar do 7 de Setembro ao lado do presidente Lula (PT), em Brasília.
No mesmo dia, Moraes será alvo de protestos na Avenida Paulista, em São Paulo, onde manifestantes pedirão o impeachment do ministro.
De acordo com o jornal O Estado de São Paulo (Estadão), o convite do presidente Lula a Moraes foi transmitido pelo ministro da Defesa, José Múcio. Os outros ministros do Supremo também foram convidados.
“Eu convidei o ministro Alexandre, em nome do presidente, e ele respondeu prontamente que vai ao nosso desfile do 7 de Setembro. Estou chamando todos os ministros do STF”, disse Múcio ao Estadão.
O desfile em Brasília está marcado para começar por volta das 8h45 do sábado (7).
À tarde, manifestantes pedirão “Fora, Moraes” em protestos na Paulista
Parlamentares da oposição veem no ato do dia 7 de Setembro, na Paulista, uma forma de pressionar o Senado pelo impeachment do ministro.
Na semana passada, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou presença no ato da Paulista e reforçou o convite à população.
Os protestos contra Moraes também foram endossados por Elon Musk, dono do X, que tem usado a rede social para denunciar “ordens ilegais” do ministro contra perfis da rede social.
Moraes é o responsável pela ordem judicial que baniu o X do Brasil como punição por Musk se negar a cumprir as ordens contra perfis.
Governo Lula queria MST e MTST no 7 de Setembro
No início desta semana, jornais noticiaram que representantes de grupos invasores, como Movimento Sem-Terra (MST) e Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), desfilariam no 7 de Setembro, em Brasília, como homenageados do governo Lula pela participação na reconstrução do Rio Grande do Sul.
A demanda do governo teria causado desconforto entre os militares, responsáveis pela organização do evento.
Nesta terça-feira (3), o governo informou à Gazeta do Povo que este ano não será possível a participação do MST e MTST por causa de problemas na organização da logística do evento.
Este ano, o desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, está estruturado em três eixos temáticos: realização do G20 no Brasil, em novembro, no Rio de Janeiro; vacinação; e a reconstrução do Rio Grande do Sul.
Dentro da temática do Rio Grande do Sul serão homenageados militares do Exército, Marinha, Força Aérea Brasileira (FAB); da Força Nacional de Segurança; do Governo do Distrito Federal; bombeiros; integrantes da Defesa Civil.
Quais ONGs cooperaram com Moraes e são alvo do Congresso nos EUA
MST elege 133 candidaturas entre militantes próprios e políticos apoiadores da causa
Lula põe o comércio exterior brasileiro a serviço de terroristas e assassinos
Censura ineficaz: banimento do X no Brasil teve impacto mínimo no uso da rede social
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião