Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Deputado nos EUA

Moraes manda Ministério da Justiça formalizar pedido de extradição de Ramagem

Moraes manda Ministério da Justiça formalizar pedido de extradição de Ramagem
Moraes dá início a pedido de extradição do deputado Alexandre Ramagem aos Estados Unidos. (Foto: Andressa Anholete/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta segunda-feira (15) à Secretaria Judiciária da Corte que encaminhe todas as informações necessárias ao Ministério da Justiça para formalizar o pedido de extradição do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) aos Estados Unidos.

Ramagem foi condenado a 16 anos de prisão pela suposta tentativa de golpe de Estado. Ele deixou o país antes do final do julgamento, em setembro. Desde então, o parlamentar vive em Miami com a família. Em 25 de novembro, Moraes encerrou o processo e o deputado foi declarado foragido.

No despacho, Moraes cita o trânsito em julgado da ação penal e destaca que o “réu condenado se evadiu do distrito de culpa”. Mais cedo, o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou que Ramagem pediu asilo político ao governo de Donald Trump.

VEJA TAMBÉM:

A Secretaria Judiciária da Corte deve enviar ao Ministério da Justiça as “indicações precisas sobre o local, a data, a natureza e as circunstâncias do fato criminoso, a identidade do extraditando e, ainda, cópia dos textos legais sobre o crime, a competência, a pena e sua prescrição”.

O MJ analisa a legalidade dos documentos, com base no Tratado de Extradição com os Estados Unidos da América e o respectivo Protocolo Adicional (Decreto 55.750/65), e da Lei 13.445/17. Em seguida, o material é encaminhado ao Ministério das Relações Exteriores, responsável por oficializar o pedido junto aos Estados Unidos.

Nesta manhã, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmou que Ramagem teria saído do Brasil por Roraima e embarcado para os EUA no Aeroporto de Georgetown, na capital da Guiana. No final de semana, a PF prendeu Celso Rodrigues de Mello, filho de um empresário que supostamente integraria o grupo que facilitou a fuga do deputado.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.