Em visita a Pequim, a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), a deputada Gleisi Hoffmann, disse que o PT quer aprofundar as parcerias com o Partido Comunista da China (PCCh) para ajudar na consolidação das relações entre os países.
A declaração da parlamentar foi registrada por ela em uma publicação na rede social X após a delegação do PT ter sido recebida pelo secretário do PCCh, Li Xi, nesta quarta-feira (10).
Em outra publicação na rede social, Gleisi disse que bilionário Elon Musk, proprietário do X (antigo Twitter), quer impor uma ditadura ao Brasil. Na publicação, a petista também ataca o ex-presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com Gleisi, ao denunciar a pressão de parte do judiciário brasileiro por censura a perfis no Twitter, Musk “age em sintonia com a extrema-direita global para ameaçar a democracia em nosso país”.
A viagem dos membros do PT ao país asiático se dá no contexto das comemorações dos 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China, bem como dos 40 anos da relação entre PT e PCCh.
“Nos comprometemos a aprofundar as parcerias entre os partidos. Estamos dispostos a colaborar para fortalecer intercâmbios de experiências na construção partidária e governança, consolidar a relação política entre nossos países, fortalecer parcerias, o desenvolvimento sustentável em diversas áreas e, de maneira conjunta, superar os desafios globais que estamos enfrentando”, disse Gleisi Hoffmann.
Na terça-feira (9), ao discursar no VII seminário teórico entre o Partido Comunista da China e o PT, Gleisi leu uma carta enviada pelo presidente Lula. Na carta, Lula fala em “fortalecer os espaços tradicionais da governança global” e destaca os “laços” entre o seu governo e o regime chinês.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião